Eleições, RelGov e Comunicação: Oficina Consultoria investe em nova liderança e em metodologia proprietária de stakeholders
A unidade de negócios de Public Affairs da Oficina Consultoria, especializada em estratégias de relacionamento e gestão de reputação das empresas e instituições junto ao poder público, está sob nova liderança com a promoção da jornalista e especialista em Direito Legislativo, Raquel Madeira, que migra depois de um ano no cargo de gerente-executiva para a posição de Head de Public Affairs.
Com bagagem de mais de 20 anos de experiência em comunicação e articulação política no Congresso Nacional, ela assessorou diversos senadores e deputados e, mais recentemente, estava na assessoria da então senadora Simone Tebet, atual Ministra do Planejamento. “Entender a dinâmica do poder público para identificar os pontos de convergência e mediar o endereçamento de políticas públicas é indispensável no contexto de polarização e hiperconexão. É preciso hipersegmentar a estratégia de relacionamento, engajamento e conteúdo para o ambiente de poder, com metodologias que direcionem para uma atuação mais assertiva. Esse é o nosso diferencial”, afirma Raquel Madeira.
A grande aposta está na formatação de uma equipe multidisciplinar de especialistas em Três Poderes, formada por cientistas políticos, jornalistas, assessores parlamentares e especialistas em regulatório. Outra chegada recente é de Eumano Silva, jornalista e escritor amplamente reconhecido na cobertura política, para atuar na apuração e produção de conteúdo de inteligência política. Para atuar com foco em mercado, a empresa vai contar com a consultoria externa de André Gustavo Rosa e sua expertise na atuação em Relgov para grandes empresas dos segmentos de telecom, energia e mobilidade.
Como novidade no portfólio, para incrementar a estratégia dos clientes em ano eleitoral, a empresa está lançando metodologia proprietária de engajamento de stakeholders, com foco em inteligência política, estratégia e narrativas para conectar de forma genuína e efetiva os setores privados e públicos na construção de políticas públicas.
“Em ano eleitoral, boa parte da articulação política vai para a base nos municípios, por isso nos dedicamos a desenhar uma metodologia que vai além do mapeamento de stakeholders, mas que direciona a entender o contexto local, exercer a escuta e fazer conexões pelos temas de convergência entre o público e o privado, consolidando uma rede de engajamento com indicadores de performance e efetividade atrelados aos objetivos do negócio do cliente”, explica Liliane Pinheiro, CEO da Oficina.
A empresa também pretende continuar investindo em tecnologia e deve lançar, no segundo semestre, uma nova versão da sua ferramenta de gestão de stakeholders, com uso de inteligência artificial, batizada de Órbita. “Inovação é um valor que integra a nossa cultura ao longo de 24 anos de história e estamos buscando o que a IA traz de incremento para a estratégia de relacionamento com Poder Público”, pontua Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.
Fundada há 24 anos na capital federal, a Oficina é uma empresa de consultoria em reputação e gestão de relacionamentos, vertical de Public Affairs do Grupo In Press, segundo maior grupo de comunicação do Brasil.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país