Em parceria com a Escola Aberje, Instituto Repartir realiza Oficina de Capacitação e Inclusão Racial em Comunicação
De acordo com a pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2023, as agências do mercado brasileiro têm 24,6% de pessoas negras em seus quadros. Esse índice está longe de representar a sociedade – segundo o Censo 2022, 55,5% da população do Brasil se declara negra (conforme o Estatuto da Igualdade Racial, a população negra equivale ao conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, seguindo o quesito cor ou raça usado pelo IBGE).
Para começar a transformar essa realidade, o Instituto Repartir realiza em abril a Oficina Repartir de Capacitação e Inclusão Racial em Comunicação, que conta com o apoio da Escola Aberje. O programa é voltado para estudantes de Jornalismo e Relações Públicas autodeclarados negros, de famílias de baixa renda, da cidade de São Paulo e região metropolitana. As atividades acontecerão na sede da Aberje, na capital paulista, e incluem 30 horas presenciais e online de capacitação e mentorias, além de apoio financeiro durante 3 meses, entre abril e junho de 2024.
“Diversidade é importante para os negócios, não só de um ponto de vista ético ou social, mas pensando na sustentabilidade das organizações no longo prazo – e a atuação da Aberje se pauta em apoiar ações que transformem e fortaleçam o mercado de comunicação. Em um cenário desafiador, em que empresas e suas áreas de comunicação precisam estar preparadas para atuar no debate de transformação social, iniciativas como a Oficina Repartir de Capacitação e Inclusão Racial em Comunicação são fundamentais. Atrair pessoas diversas, com sensibilidade social e diversidade cultural, beneficia as organizações e sua atuação em ESG”, afirma Emiliana Pomarico, gerente executiva da Escola Aberje.
Com a participação de Débora Spitzcovsky, coordenadora no Instituto Repartir e Diretora de Comunicação e Engajamento na OSC Entrega por SP, Eliane Santos, Gerente de Sustentabilidade na Natura e LinkedIn Top Voice, Elisama Santos, apresentadora do SAC das Emoções, no canal GNT, e do Podcast Vai passar, Emerson Couto, jornalista e escritor, cofundador do Instituto Repartir, Letícia Milião, publicitária especialista em Marketing Digital e Estratégia de Branding, Lígia Nicácio, mestre em Antropologia da Educação, educadora, cantora e dançarina, e Luciana Alvarez, jornalista e pedagoga, cofundadora do Instituto Repartir, o objetivo da Oficina é que a capacitação seja um primeiro passo para a inserção dos jovens no mercado de trabalho – segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA (2020), apenas 18% dos jovens negros cursam a universidade, enquanto 55,5% dos estudantes desistem da faculdade no Brasil, a maioria de baixa renda, conforme o Mapa do Ensino Superior do Brasil (2023). Ao final da iniciativa, os participantes serão incluídos no Banco de Talentos do Instituto Repartir, que mantém relacionamento com recrutadores, empresas e agências.
O Instituto Repartir é uma organização sem fins lucrativos, cujo propósito é fortalecer a inclusão de estudantes de Comunicação de famílias de baixa renda nas universidades e no mercado de trabalho, contribuindo para a redução das desigualdades sociais. A oficina tem o apoio da Analítica Comunicação, da Copa Energia e da Ekantika.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática