Março Amarelo: há uma década, campanha conscientiza sobre a Doença Renal Crônica em cães e gatos
A campanha Março Amarelo, promovida anualmente pela Elanco Saúde Animal, empresa referência no desenvolvimento de soluções para a saúde de animais de companhia e de produção, completa uma década em 2024 levando informação e conscientização sobre a Doença Renal Crônica (DRC) em cães e gatos, uma doença muito frequente e que pode ser fatal.
A longevidade dos pets, dietas inadequadas, doenças ao longo da vida e ainda a predisposição individual são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da DRC – uma condição comum em cães e gatos idosos, mas que pode acometê-los em qualquer fase da vida. Esta enfermidade, que é silenciosa, crônica e progressiva, apresenta sintomas perceptíveis apenas em estágios avançados, tornando o diagnóstico um desafio. Por isso, a detecção precoce é importantíssima para a realização de um tratamento adequado, controlando a evolução da doença e suas consequências, e garantindo ao pet o máximo de bem-estar possível ao longo de sua vida.
Entre as principais manifestações clinicas da DRC estão a perda de apetite, emagrecimento, urinar em excesso, sede intensa, diarreia e vômito. Por meio de consultas e exames, os médicos-veterinários fazem um estadiamento, isto é, identificam em qual dos quatro estágios da doença o animal se encontra (de 1 a 4, sendo o último, o mais grave), o que lhes indicará a melhor conduta a ser seguida e quais serão as orientações para os tutores. “As manifestações clinicas da DRC costumam ser mais evidentes somente quando já há a perda de 75% da função renal. Nossa campanha visa antecipar esse diagnóstico ao máximo, trazendo o tema para a consciência dos responsáveis por pets e auxiliando os médicos-veterinários nesta jornada”, afirma Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior da Elanco.
A companhia foi a primeira do setor de saúde animal a adotar as “campanhas coloridas” por acreditar que esta é uma forma eficaz de levar informação e manter o assunto em evidência para os tutores. Para Karina Toledo, coordenadora de Marketing – Terapêuticos, da Elanco, “a Elanco se orgulha de encabeçar um movimento tão importante como este. Com o Março Amarelo e também com o Setembro Vermelho, mês que alertarmos sobre a saúde cardíaca dos pets, contribuímos para que mais pets vivam por mais tempo e com bem-estar ao lado de suas famílias”.
A campanha segue uma comunicação 360º, com ações e peças on e offline desenvolvidas para cada um dos públicos: médicos-veterinários, representantes de vendas, balconistas, influenciadores digitais e tutores. O enxoval do PDV contempla placas, bexigas, wobblers, copos, folders, entre outros itens. Uma comunicação especial foi desenvolvida para os médicos-veterinários, com ficha técnica sobre produtos Elanco, fichas que auxiliam no estadiamento da doença, folders e outras peças tanto para apoiar na interface com os tutores como para contribuir para o conhecimento técnico-científico dos profissionais. Os personagens Cachorrim e Bexigato ilustram as peças, que trazem ainda frases como “De bem com o rim, de bem com a vida” e “O carinho também passa pelo rim”, entre outras. Também estão previstas ações de ativação em diferentes praças.
Tratamento – A campanha Março Amarelo evidencia os atributos de Fortekor™ Flavour como linha de tratamento para a DRC. O medicamento tem como princípio ativo o Cloridrato de Benazepril e pode ser utilizado já nos estágios iniciais da doença, reduzindo a perda de proteína pela urina, a diminuição da retenção de fluidos e da fibrose renal, a redução da hipertensão arterial sistêmica e intraglomerular em cães, o aumento de apetite e ganho de peso em gatos, retardando a progressão da DRC.
“Vale lembrar que caberá sempre ao profissional apontar quais serão as linhas de conduta, mas o papel do responsável pelo pet é crucial, tanto para o diagnóstico, como para a manutenção do tratamento”, destaca Mariana.
Foco no bem-estar animal – A família de medicamentos FortekorTM (FortekorTM Duo e FortekorTM Flavour), ao lado de outros produtos da linha de Pet Health da Elanco (CredeliTM, SerestoTM e GalliprantTM), recebeu em agosto de 2022 o selo de “Bem-estar Animal”, o que tornou a Elanco a primeira empresa do setor a ter produtos para animais de estimação certificados. Esta é uma iniciativa da FairFood que, desde 2019, atua com protocolos que buscam reconhecer iniciativas sustentáveis, fortalecendo ações para um
“Essa certificação é um forte reconhecimento para nós e vai ao encontro do nosso Pet Pledge, um compromisso que assumimos para melhorar a saúde de pelo menos 100 milhões de animais de estimação que, por sua vez, contribuirão para a saúde das pessoas. O selo nos indica que estamos sendo bem-sucedidos neste compromisso”, afirma Karina.
Além disso, Fortekor™ Flavour é líder de mercado da categoria cardiorrenal, segundo relatório IQVIA (SINDAN), além de vencedor do prêmio Easy to Give Awards, concedido pela Sociedade Internacional de Medicina Felina a empresas que desenvolvem inovações que facilitam a vida dos responsáveis, apoiando-os na tarefa de administrar as medicações necessárias aos gatos.
Destaques
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática