18 de novembro de 2016

Comunicação e enfrentamento ao racismo

*Por Taís Oliveira

Neste domingo (20) se comemora o Dia da Consciência Negra. Mais do que um feriado em algumas cidades, a data é importante para discutir as questões relacionadas a raça, comunicação e trabalho.

Aqui no blog tratamos deste assunto o ano inteiro e desta vez entendemos que era o momento de dar espaço para que uma uma jovem e articulada profissional negra de comunicação falasse por si mesma.

post1

Muito mais que 8%, muito além da temática racismo*

Um ano tem 365 dias e o mês de novembro tem 30, ou seja, 8% do ano em dias. Curiosamente é somente nesse pequeno período que o tema racismo é debatido com ênfase ou os profissionais negros são convidados para eventos, e em geral para falar de racismo, situação a qual vivenciamos em 100% dos 365 dias.

Sim, sei que se trata de uma data tida como “sazonal” (com aspas pois é importante ressaltar que é sazonal do ponto de vista editorial ou de marketing, mas que para nós, negros, a data significa mais que um feriado), mas vale lembrar que profissionais negros estão aptos a falar, escrever, palestrar, ensinar em todos os dias do ano e para muito além da temática racismo.

Se as empresas e veículos de comunicação querem realmente colaborar com a quebra do racismo na sociedade, que estejam dispostos a integrar em suas equipes, a ouvir e a consultar profissionais negros durante todo o ano.

E nem tem desculpa sobre onde encontrar esses profissionais, lá no Versátil RP tem uma série com pessoas das Relações Públicas, há o projeto Entreviste um Negro ,com uma lista colaborativa e bem variada, e ainda a empresa de consultoria e RH EmpregueAfro ,empenhada na implementação de diversidade nas organizações, todos focados no mercado de trabalho e academia.

Que o dia 20 de novembro não seja só mais uma data no calendário das organizações, mas a afirmação de um compromisso com a sociedade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ricardo Sales

Ricardo Sales é consultor de diversidade, pesquisador e conselheiro consultivo. É formado pela USP, onde também realizou mestrado sobre diversidade mas organizações. Atua para algumas das maiores empresas do país. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações e ganhou o Prêmio Aberje de Comunicação, em 2019. Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA e da Human Rights Campaign, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade. É também palestrante, professor da Fundação Dom Cabral e da Escola Aberje de Comunicação, colunista da revista Você SA e do Estadão, além de membro-fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

  • COMPARTILHAR: