Comunicadores dos comitês temáticos se reúnem na Aberje para troca de aprendizados; veja tudo o que rolou no ano
Um encontro especial na sede da Aberje reuniu, na manhã do dia 5 de dezembro, comunicadores e profissionais de comunicação integrantes dos três Comitês de Estudos Temáticos de 2023 da Aberje – Inovação em Comunicação Corporativa; Comunicação e Engajamento em ESG e Comunicação Interna e Marca Empregadora. O momento de celebração de final de ano trouxe também uma produtiva troca entre os integrantes dos comitês, que puderam compartilhar suas percepções em relação aos temas trabalhados nas 26 reuniões feitas ao longo do ano.
Conduzido pela gerente de Desenvolvimento Associativo na Aberje, Thalita Dominato, o encontro propôs recapitular alguns aprendizados vivenciados pelos participantes dos comitês, a fim de multiplicar conhecimentos. “Além de celebrar mais um ciclo que se fecha, esse encontro proporcionou a todos refletir sobre a força e o impacto dos comitês nas atividades da Aberje durante este ano. A troca de experiências foi muito enriquecedora para todos os presentes”, disse.
Os coordenadores do Comitê de Inovação Carolina Prado, head de Comunicação na Intel, e Lucas Reis, CEO da Zygon e PhD em Comunicação Digital, destacaram alguns temas que foram discutidos no comitê. “Falamos muito sobre o papel da comunicação para gerar inovação. Entendemos que inovação não é digitalização, não é só tecnologia, pode ser algo muito mais simples que nos faça pensar diferente e até desaprender para reaprender e poder pensar diferente”, contou Carol.
“Inovar não é um ato e sim um hábito, é preciso que a empresa tenha uma cultura que permita errar”, reforçou Lucas. “O principal aprendizado foi a vontade de a Comunicação ter mais ascendência na organização. Ao invés de termos um olhar endógeno de pensar como a IA impacta na Comunicação, é pensarmos em como a comunicação usa a IA para impactar na organização”, completou o executivo.
Ao contar sobre a trajetória do Comitê de ESG, a vice-coordenadora do grupo, Elis Ramos, gerente de Comunicação Corporativa na Vale, frisou que assim como a inovação, discutir a pauta ESG é falar muito mais sobre business do que sobre comunicação. “Falar sobre comunicação em ESG é muito mais sobre o que as organizações fazem do que sobre o que as organizações escolhem falar sobre si mesmas”, iniciou.
Nos encontros, os participantes do comitê foram solidificando a crença de que o comunicador é, cada vez mais, um agente de mudança e que para serem efetivos, é preciso continuar a influenciar e a co-criar as estratégias da organização. Para avançar na agenda de sustentabilidade deve haver uma mobilização genuína de todos os segmentos, é preciso que as empresas se engajem nessa discussão e saibam lidar com interesses conflitantes.
“A organização deve se preparar para lidar com o contraditório porque as manifestações acontecem, e comunicador deve atuar como um facilitador desse diálogo, seja por meio do mapeamento de interesses dos múltiplos stakeholders, seja na adaptação de conteúdos para facilitar trocas significativas entre as partes; na construção de histórias capazes de ‘furar bolhas’ ou até mesmo chamar o outro para conversar, uma coisa tão simples e, ao mesmo tempo, tão poderosa”, avalia Elis.
A jornada do Comitê de CI e Marca Empregadora ao longo do ano se concentrou menos nos cases de sucesso e priorizou o compartilhamento de desafios e dificuldades que fazem parte do dia a dia das organizações. “Criamos um espaço seguro e acolhedor para troca e escuta para que as pessoas possam se manifestar, que é exatamente o que a gente imagina que a Comunicação Interna deve buscar dentro das empresas, criar um ambiente de segurança psicológica em que as pessoas consigam trazer opiniões divergentes e que acha espaço para questionamento”, disse Renata Petrocelli, diretora de Comunicação na Eletrobras.
Entre os assuntos abordados durante o ano, Renata destacou o contexto do pós-pandemia nas organizações marcado pelo modelo híbrido de trabalho; o impacto das novas gerações no mercado de trabalho e como a comunicação interna ajuda a conectar o propósito da empresa ao propósito da pessoa. “Falamos muito sobre esse retorno, de como equilibrar as coisas, pois as pessoas estão emendando uma tarefa na outra, com a demanda alta e a pressão por resultados num ritmo alucinante de trabalho. Penso que o desafio neste momento está relacionado muito mais ao equilíbrio e à organização das coisas do que à cultura que valoriza o retorno presencial do colaborador”, salientou.
Comitês se reúnem pela primeira vez no meio do ano na Natura &Co
Em julho, a Aberje organizou um encontro especial para reunir todos os membros e coordenadores dos Comitês de Estudos Temáticos. Foi a primeira vez que os comunicadores dos três comitês ativos se encontraram presencialmente. A ocasião reuniu profissionais vindos de diferentes estados na sede administrativa da Natura &Co, na cidade de São Paulo.
“Uma das razões pelas quais os comitês são tão valorizados é porque, além de ser um ambiente de aprendizado, é um ambiente seguro, algo que procuramos valorizar cada vez mais em toda a rede”, afirmou Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, na ocasião.
Confira, abaixo, um pouco do que rolou nas reuniões mensais de cada comitê realizadas desde março:
Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa
Março: Primeiro encontro, conheça os integrantes
Abril: Comunicação como um vetor de inovação na empresa
Maio: Uso da inteligência artificial na comunicação corporativa
Junho: Práticas inovadoras com orçamento limitado
Agosto: Como tornar a comunicação parceira do negócio
Setembro: Comunicação corporativa na criação de uma cultura de inovação
Outubro: O uso de ferramentas para engajamento de funcionários
Novembro: Uma conversa sobre fake news
Ouça também o podcast FalAção #130 – “Comunicação e Inovação nas Organizações”, com Carolina Prado e Lucas Reis (coordenadores do comitê).
Comitê Aberje de Comunicação Interna e Marca Empregadora
Março: Primeiro encontro, conheça os integrantes
Abril: Liderança comunicadora
Maio: Planejamento, mensuração e engajamento
Junho: Mensuração em comunicação interna
Agosto: Os desafios na implantação de influenciadores internos
Setembro: Conexão entre cultura e marca empregadora
Outubro: Tendências e inovação em Comunicação Interna
Novembro: Como desenvolver eficientes canais de comunicação em rede
Ouça o podcast FalAção #131 – “Comunicação Interna: Tendências e Escuta Ativa”, com Cynthia Provedel e Renata Petrocelli (coordenadores do comitê)
Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
Março: Primeiro encontro, conheça os integrantes
Abril: Boas práticas de comunicação sobre estratégias ESG
Maio: O papel da comunicação na estratégia de sustentabilidade
Junho: Mensuração alinhada ao negócio
Agosto: Alavancas da inovação para sustentabilidade
Setembro: Diversity Washing
Outubro: Relações institucionais, ESG e políticas públicas
Novembro: Relacionamento com investidores
Ouça o podcast FalAção#132 – Comunicação e Engajamento em ESG, com Danilo Maeda e Elis Ramos (coordenadores do comitê).
Destaques
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