Unipar leva mil alunos e profissionais da rede pública de ensino de Cubatão (SP) ao Museu Catavento
A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, promoveu, hoje, a visita de alunos e profissionais da rede pública de ensino de Cubatão (SP) ao Museu Catavento, em São Paulo. Foram mil visitantes, entre alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental de 11 escolas, além de professores e equipe da Secretaria Municipal de Educação. Ao longo do ano, a Unipar também promoveu outras visitas com cerca de 700 alunos e professores da rede pública de Rio Grande da Serra, além de famílias assistidas pela ONG Aprisco.
Nesta oportunidade, a visita guiada dos participantes foi dividida em duas etapas, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde.
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível. Em 2023, conta com o incentivo da Unipar, sendo um dos grandes equipamentos culturais que a companhia aposta para fomentar a educação e impactar a sociedade. O local possui 219 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Mais de 6 milhões de visitantes já foram recebidos pelo Catavento que está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias. Inaugurado em 1924, originalmente como local de exposições, o espaço teve ao longo de sua história diversos outros usos, retomando sua finalidade original com a implantação do Museu Catavento.
Historicamente comprometida com o desenvolvimento sociocultural do País, a Unipar atua em prol da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil desde sua criação. Para 2023, a companhia selecionou mais de 40 projetos por meio do seu programa de Investimento Social Privado, com investimentos na ordem de R$ 15 milhões, que pretendem impactar positivamente 900 mil pessoas.
“O desenvolvimento humano é uma prioridade para nós, sendo um dos pilares da nossa diretriz de sustentabilidade. Nesse sentido, atuamos nas frentes de educação, esporte, cultura e ações sociais. E, na visão de ecossistema, atuamos em parceria com os Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), que reúnem representantes das comunidades do entorno de nossas fábricas e com as secretarias municipais, que possibilitam o acesso de estudantes a essas iniciativas. Com eles, fazemos uma escuta ativa e debatemos as preocupações e interesses da comunidade para buscar a melhor forma de contribuir. Este é o compromisso que conecta a empresa aos locais onde está instalada, estabelecendo um pacto duradouro de confiança, transparência e de desenvolvimento sustentável com as comunidades ao redor”, ressalta Suzana Santos, head de comunicação e sustentabilidade da Unipar.
Outros projetos de impacto nacional
Além do Catavento, a Unipar também patrocina outros projetos nas frentes de educação e cultura que têm impacto nacional. Dentre eles está o maior evento de arte da América Latina, a SP–Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo), a Bienal, o MIS, o MASP e o MAM.
“Essas ações reforçam nosso propósito de sermos confiáveis em todas as relações. Por meio do apoio aos projetos, geramos oportunidades de interação e de acesso à cultura e à novas fontes de conhecimento, especialmente para os moradores das comunidades do entorno das nossas unidades”, finaliza Suzana.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país