Estudantes de PUC-RS são os vencedores da 6ª edição do PUA
Mais uma edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA) termina. Dessa vez, os participantes encararam um desafio sobre a mineração, um setor que está muito presente no dia a dia das pessoas, mas não é percebido. Os grupos tiveram que desenvolver ideias inovadoras, colocando em prática tudo aquilo que sabem sobre comunicação. No fim, as melhores equipes apresentaram suas propostas no maior congresso mundial do setor.
A grande final aconteceu na última quarta-feira, 19 de outubro, no Rio de Janeiro, durante o 24º World Mining Congress, congresso mundial de mineração que acontece a cada três anos, com a proposta de promover cooperação nacional e internacional entre as empresas. É o maior congresso internacional do setor e conta com a participação das maiores empresas mineradoras do Brasil e do mundo.
O evento teve um espaço dedicado ao PUA. Os cinco grupos finalistas apresentaram seus projetos pela última vez à mesa de jurados e participantes do congresso. A equipe da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), representada por Matheus Rocha Wecki, junto com Guilherme Cubas Severo, Jéssica Dias Cardoso e Paula Oviedo Ferreira, foi a grande vencedora, levando o prêmio de R$10.000,00. Eles apresentaram o projeto “Novos Sentidos para a Mineração”, que se destacou por, entre outros fatores, realizar uma pesquisa de campo com mineradores e aplicar o design thinking na elaboração das propostas. Dessa forma, eles puderam ter contato com o público mais diretamente impactado pelo setor. Esse contato, inclusive, mudou a própria percepção que eles tinham do setor.
O segundo colocado foi o grupo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), representado pela estudante Rhiana Monteiro Ghissardi, com o projeto “Indústria das Indústrias”, e receberam R$5.000,00. O terceiro lugar ficou com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), representado por Isabela Carolina Silva e Silva, com o projeto “Reinventar para Conectar”, levando o prêmio de R$3.000,00.
Em quarto e quinto lugar, respectivamente, foram os grupos do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), representado por Thaismara Cristina Vilela Oliveira Leite, e da ECA-USP, representado por Julia Meni Reis Calovi Fagundes. Todas as equipes ganharam uma viagem à Amazônia, para conhecer Carajás, a região mais rica em minerais do planeta.
O PUA existe desde 2012, com o objetivo de desenvolver o pensamento criativo, inovador e eficaz dos universitários, além de prepará-los profissionalmente, por meio de um desafio de comunicação real do mercado. A sexta edição do PUA teve parceria da Agência de Comunicação ECA Jr., apoio da Maxpress e patrocínio da Vale, em parceria com GERDAU, Anglo American, Hydro, Kinross e Anglo Gold Ashanti, além do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA