Conheça os Comunicadores do Ano 2023; vote e participe do Prêmio Aberje!
Todo ano, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções.
Os nomes são definidos a partir do monitoramento da atuação profissional de cada comunicador durante o ano, por meio de rigorosa pesquisa do Centro de Memória e Referência da associação. Leva-se em conta a participação no Prêmio Aberje – a partir das notas dadas pelo júri aos projetos da empresa, do número de projetos vencedores regionalmente e nacionalmente, e da quantidade e abrangência de projetos inscritos em diferentes regiões do país – e o trabalho à frente de suas organizações que evidencia o papel estratégico da comunicação.
Cerimônia do prêmio
Os dez eleitos já estão laureados com o troféu. Agora eles concorrem à votação popular, que irá escolher, entre os dez, o Comunicador do Ano pela Audiência Aberje (vote abaixo). O nome do comunicador mais votado será revelado durante a cerimônia, que acontece no dia 11 de dezembro, das 19h às 23h, no Patio Welucci, em São Paulo. Adquira seu convite aqui.
A votação ficará aberta até o dia 10 de dezembro às 00:00. A cerimônia de premiação irá revelar os vencedores nacionais das categorias que compõem o módulo competitivo do 48º Prêmio Aberje, são os melhores projetos de Comunicação Corporativa desenvolvidos no país durante o período de 2023. No mesmo dia também serão entregues os troféus das premiações especiais: Trajetórias do Ano, Educador do Ano, Mídias do Ano e Prêmios Especiais.
Atenção: o voto será computado assim que clicar na opção. Portanto, tome cuidado ao clicar no nome. Só é possível computar um voto por IP. Caso o IP do roteador de internet já tenha sido utilizado, outros dispositivos não poderão realizar o voto utilizando a mesma conexão. Neste caso, sugerimos acessar a enquete por outra rede de internet (por exemplo, usar a internet móvel do celular).
Perfil dos Comunicadores do Ano 2023
Alex Pereira de Morais (Sotreq): ´Gerente de Marketing da Sotreq. Carioca, formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de São Paulo (USP) e com duas pós-graduações em negócios pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Dom Cabral, Alex Pereira de Morais possui mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado em diferentes áreas no meio corporativo, como Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Projetos (6Sigma) e, há seis anos, assumiu o desafio de ser head de Marketing da Sotreq. Seu primeiro desafio foi migrar de um Marketing meramente Institucional para uma estrutura com foco, contribuição e responsabilidade pela geração de negócios, através de canais de Marketing. Depois, veio o desafio da digitalização dos canais de comunicação e crescimento exponencial das interações e oportunidades de negócios. E, mais recentemente, o foco tem sido a experiência do cliente, fortalecendo a cultura Customer Success, contribuindo mais uma vez para perenidade do negócio, através da fidelização dos clientes.
Brunna Lopes (Banco Mercantil): 24 anos de carreira, começou como Atendimento de agência de publicidade. Atendeu de varejo a Inhotim. Em 2014, mudou de lado e foi trabalhar na comunicação do Inhotim, em seguida assumiu a Gerência de Marketing da Olé Santander e hoje é Gerente de Comunicação e Marketing do Banco Mercantil, único focado no público 50+ no Brasil.
Débora Pratali (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein): Com uma trajetória em agências de comunicação, passando pela FSB Comunicação por 15 anos, JeffreyGroup e InPress Porter Novelli, Débora Pratali construiu uma carreira sólida. Antes dessa jornada teve experiência em jornais do interior e na Folha de S.Paulo. Desde 2001 direciona sua atuação para a comunicação corporativa, focando no atendimento a grandes clientes de diversos setores e na evolução da atividade, sempre com uma abordagem empreendedora. Liderou projetos em saúde, infraestrutura, alimentação, tecnologia, telecomunicações e agronegócio. Em junho de 2021 assumiu a diretoria de Comunicação do Einstein, consolidando sua expertise em um novo desafio.
Elis Ramos (Vale): Elis Ramos é Gerente de Comunicação Territórios Norte, na Vale. Graduada em comunicação social com ênfase em Jornalismo pela UFMA. É especialista em Gestão da Comunicação pela PUC Minas, especialista em Corporate Comunication pela Aberje & Syracuse – NY. Certificada pelo Women´s Leadership Program (StarteSe University & Universidade Nova de Lisboa), tem qualificação em Digital Marketing, social media, planning and analytics (Emeritus-NY), qualificação em Desenvolvimento de cidades e territórios (UFRJ) e qualificação em planejamento estratégico participativo. Participou do intercâmbio técnico Mitsui-Vale, com vivência na Ásia por 3 meses. Tem experiência como gestora nas áreas de Comunicação, Relacionamento institutional e com Comunidade, além de Investimento Social Privado (Fundação Vale). Também já teve experiências em organizações do Poder Executivo e ONG´s.
Atua como voluntária no Grupo de Apoio a Adoção – AME.
Jorge Görgen (Iveco Group): Jorge Görgen é head de Comunicação Corporativa do Iveco Group para a América Latina desde dezembro de 2021. Jornalista e administrador com mais de 35 anos de experiência, é líder reconhecido no mercado, integra o LiderCom da Aberje e coordena, há três anos, a Comissão de Comunicação Estratégica da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos). Gestor há mais de 20 anos, ocupou diversos cargos de gerência ao longo da carreira, acumulando experiência também como orador em eventos públicos, palestrante e comunicador, desde 1988. Possui vasta experiência internacional, com trabalhos de time executados na Europa e Argentina. Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou posições executivas na CNH Industrial e na Case New Holland. Possui MBA em Gestão Estratégica e Administração e Negócios pelo Insper (2018); mestrado em Comunicação Empresarial Aberje/Universidade Syracuse (2013); pós-graduação em Jornalismo Econômico pela UFSC (2001) e graduação em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo pela PUCRS (1988).
Mariana Viel (Portonave): É Gerente de Comunicação Marketing e Responsabilidade Social da Portonave. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mariana tem pós-graduação em marketing também pela UFSC e MBA em Sustentabilidade pela FGV-SP. Possui curso de marketing digital pela Columbia Business School. Mariana iniciou como estagiária na Fábrica de Comunicação e, em 2010, foi contratada pelo cliente que atendia, na época, a Portonave. Foi a primeira funcionária a trabalhar com comunicação no Terminal, que sempre foi referência no Estado. Em 2012, Mariana mudou-se para São Paulo para liderar a área de comunicação da Triunfo Participações e Investimentos, de capital aberto. Trabalhou também na Paranapanema, grande indústria de cobre, de 2017 a 2019, quando abriu a agência Mar Comunica, com foco em comunicação interna e atendendo empresas internacionais com atuação no Brasil e grandes companhias de capital aberto. Entre 2022 e 2023, morou um ano no México. Em maio deste ano, voltou a trabalhar na Portonave, em Santa Catarina, assumindo a primeira gerência da área de comunicação do terminal portuário privado líder na movimentação de contêineres do País.
Matheus Lombardi (XP Inc): Matheus Lombardi (39) é sócio e head de Reputação da XP Inc., responsável pelas áreas de Relações Públicas, Creators e Impacto Social. Possui 20 anos de experiência profissional em comunicação, com foco em construção de reputação, gestão de crises e produção de conteúdo. Em 2020, foi eleito o melhor executivo de comunicação do país pelo seu trabalho na XP Inc. (Top Mega Brasil). Nos últimos anos, recebeu uma série de menções e premiações nos mais renomados rankings do setor, conquistando prêmios individuais e em equipe (Top Mega Brasil, Aberje, Scopen, entre outros). Iniciou sua carreira na TV Tribuna, em Santos, e teve passagens de sucesso por Grupo Bandeirantes, Rede Record, UOL, FSB, Banco Pan e BTG Pactual.
Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco): Pâmela Vaiano é sócia e Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco. É jornalista e atua há quase 20 anos em comunicação corporativa. Desenvolveu sua carreira em multinacionais de saúde, como Novartis, Johnson & Johnson e GSK, onde liderou projetos de reputação, relacionamento com stakeholders, advocacy e responsabilidade social, impactando no cuidado de pacientes, no Brasil e na América Latina. Há quase quatro anos, mergulhou no universo das start-ups, fazendo da comunicação uma alavanca de engajamento com a comunidade. Depois de liderar a comunicação da 99, foi Diretora de Comunicação da Unico IDtech. Pâmela é pós-graduada em Globalização e Cultura, pela FESPSP; possui MBA em Gestão e Economia Corporativa, pela FIPE; e especialização em Economia e Gestão pela Universidade Pierre Mendès, na França.
Pedro Torres (Gerdau): Pedro Torres é diretor global de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau, responsável pelos processos nos nove países de atuação da maior empresa brasileira produtora de aço. Com ampla experiência na área de comunicação corporativa de empresas de grande porte, Pedro iniciou a carreira em agências de comunicação, passando depois por Sadia (atual BRF) e pelas áreas de comunicação e relações institucionais da Suzano. Foi eleito, em 2022, pelo voto popular, o Comunicador do Ano no Brasil no Prêmio Aberje e na Gerdau, liderou a implementação de projetos estratégicos como o novo Palco Mundo do Rock In Rio, o Programa de comunicação dos 120 anos da Gerdau, ambos premiados também pelo prêmio Aberje 2022, quando a Gerdau foi eleita a empresa do Ano em Comunicação no Brasil. Nos anos de 2022 e 2023 a Gerdau venceu o Steelie Awards, maior premiação Global da indústria do aço, sendo reconhecida a produtora de aço com os melhores cases de comunicação. A empresa também se tornou a indústria do aço, no mundo, com mais seguidores em redes sociais. Jornalista for formação, tem especialização em Branding pela Kellogg School of Management, Gestão Sustentável pela Fundação Dom Cabral, em Relações Governamentais pelo Insper e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país