Livro organizado por Eugênio Bucci será lançado em 13 de novembro
O que você faria se o seu professor de Ética o convidasse a repensar um juramento feito há vinte anos, às vésperas de sua formatura? É com essa temática que o livro Eu Juro, lançamento da Editora-Laboratório Com-Arte da Universidade de São Paulo, inicia-se. Assinada por grandes nomes da comunicação brasileira, a antologia será lançada agora no dia 13 de novembro na Livraria da Vila, em uma noite de autógrafos intimista.
Com organização de Eugênio Bucci, Ana Paula Cardoso e Felipe Mello, a antologia revisita os juramentos dos ex-alunos do curso de Jornalismo da Cásper Líbero, dos anos 2001 e 2002, e traz depoimentos desses profissionais escritos mais de vinte anos depois, em uma viagem entre o passado e o presente.
Esse convite desafiador foi endereçado a onze jornalistas: André Deak, professor na ESPM e diretor e roteirista do programa Café Filosófico, do Instituto CPFL; Dimalice Nunes, editora de economia CNN (digital); Ellen Nogueira, diretora de projetos especiais na CNN Brasil; Fábio Fujita, jornalista e revisor de grandes editoras brasileiras; Felipe Lavignatti, um dos criadores do Arte Fora do Museu; Maria Júlia Coutinho, apresentadora do programa Fantástico, da Rede Globo; Paloma Cotes, editora-assistente do núcleo de Hard News do portal UOL; Paula Adamo Idoeta, repórter e produtora multimídia da BBC News Brasil; Rafael Andrade, editor e revisor de conteúdos de comunicação de marketing no Vale do Silício; Rodrigo Savazoni, diretor executivo do Instituto Procomum; e Sérgio Praça, professor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas.
O projeto editorial cuidadoso, desenvolvido por Lucio de Godoy, aluno da Editora-Laboratório da USP, traz um toque especial à edição. Um volume que se destaca pelo experimentalismo formal e pela liberdade criativa. Eugênio Bucci, idealizador e organizador, define a proposta com precisão: “O volume, com a forma original de apresentação desde a capa, me lembra uma pasta de escola, um envelope especial. Ganhou uma ambiência própria, única, e nos conduz a uma viagem no tempo, num registro singular e inspirador.”
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país