Leroy Merlin investe em programas para a promoção do bem-estar e inclusão do público +60
Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, a Leroy Merlin, uma das maiores redes de varejo do Brasil focada em soluções completas para o lar, destaca duas ações ESG realizadas em parceria com o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (ITEVA). Os programas CONSTRUCOM e conectivIDADE, apoiados por meio da Lei de Incentivo Fiscal, têm como objetivo principal promover o bem-estar e a inclusão do público +60 na sociedade, atuando no desenvolvimento de habilidades.
O CONSTRUCOM iniciou em 2019 e, desde então, vem disponibilizando aos idosos formações relacionadas à edificação e processos construtivos sustentáveis. Com foco na inclusão socioprodutiva, os participantes são capacitados na fabricação de tijolos ecológicos feitos a partir de solo-cimento e passam por diversas etapas que englobam o tema, como estrutura, acabamento, instalações elétricas e hidrossanitárias.
Já o conectivIDADE busca desenvolver potencialidades em Tecnologia da Informação e Comunicação, visando integrar as pessoas com mais de 60 anos ao universo digital. A proposta conta com instrutoras que trabalham para fortalecer a autonomia e a independência dos idosos, conduzindo atividades educativas personalizadas e de estimulação cognitiva.
“Sou muito feliz e grata por ter aprendido tanto, principalmente quando a gente pega um celular desse que não sabe nem para onde vai. Minha maior alegria é participar desse grupo, pois não sabia a importância que tinha… nunca tive ninguém com tamanha paciência como a minha professora. Aprendi, por exemplo, a olhar o saldo, a acompanhar o uso do meu cartão e a comprar”, comenta Maria Tereza, participante do programa.
A Leroy Merlin tem direcionado recursos para iniciativas ambientais, sociais e de governança, alinhadas à estratégia We Make It Positive que transforma o negócio por meio de 24 compromissos voltados à sustentabilidade, inovação, gestão da cadeia de valor e fomento ao desenvolvimento local. Em 2021, destinou R$90.000,00 (IR) ao tema bem-estar +60, montante que representa 4,5% do valor total dos programas e, em 2022, direcionou R$129.763,50 (IR) à mesma temática, quantia equivalente a 3,6% do valor total das ações.
“Queremos impactar positivamente a sociedade e a parceria com o ITEVA é um exemplo que tangibiliza o nosso compromisso. Acreditamos que a educação é o caminho para a construção de um futuro mais inclusivo, então somamos esforços para promover e apoiar ações que contribuam com esse movimento”, enfatiza Mauro Filgueiras, Gerente de Desenvolvimento Responsável da Leroy Merlin.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país