Reinvenção do jornalismo é tema da 3ª Semana de Jornalismo da USP
Quais os próximos passos do jornalismo? Quanto ele avançou até hoje? É partindo dessas questões recorrentes em debates que envolvam a área da comunicação que a 3ª Semana da Jornalismo Júnior da Escola de Comunicações e Artes (ECA) propõe avaliar o presente e discutir o futuro com o tema “Reinventando o Jornalismo”. De 22 a 26 de agosto, às 19h, diversos profissionais da área jornalística marcarão presença na Casa de Cultura Japonesa da USP para abordar temáticas como as novas redações, as questões de gênero e das minorias no jornalismo, novos formatos de comunicar e o jornalismo independente.
Com cada vez mais novas plataformas midiáticas e com o crescimento de veículos alternativos, por vezes auto-organizados, que proliferam divulgando seu conteúdo nas redes sociais, o jornalismo vê-se em um tempo de mudanças e busca por transformações que o tornem mais atrativo e plural — tanto para quem o lê, quanto para quem o escreve. Cabe aos profissionais da área, aos estudantes e mesmo aos admiradores da profissão pensarem como serão essas alterações e aquisições de novos formatos.
Ao longo dos cinco dias, cada um com uma abordagem diferente, o evento reunirá jornalistas de vários veículos de comunicação — da grande imprensa ou independentes — tais como: Globo, com o repórter Phelipe Siani e Valéria Almeida do Profissão Repórter; Agência Pública, com Marina Amaral; Nexo, com Paula Miraglia, Ana Paula Freitas e João Paulo Charleaux; Canal das Bee, com Jéssica Tauane; HuffPost Brasil, com Diego Iraheta; Editora Abril, com Edward Pimenta e muitos outros representantes da BBC Brasil, Estadão, Omelete, Editora Abril, ABRAJI, Blogueiras Negras, BuzzFeed, Nós, mulheres da periferia; Elle etc.
Além das palestras, será feito um concurso cultural com o público presente que dará prêmios de primeiro a terceiro lugar. O primeiro colocado receberá uma bolsa integral para um curso da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), o segundo uma bolsa integral para um curso do Portal Imprensa, e o terceiro será premiado com 5 livros de Gabriel García Marques. Também serão distribuídos brindes, como exemplares das revistas Caros Amigos e Galileu e do livro Sejamos Todos Feministas, da escritora nigeriana Chimamanda Ngoni Adichie. Além disso, uma bolsa integral do curso online da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) sobre jornalismo de dados, um ano de assinatura da Revista TPM e kits de livros escritos por mulheres publicados pela Companhia das Letras serão sorteados.
Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível e se inscrever pelo hotsite do evento, onde também podem ser lidas entrevistas com os palestrantes convidados: 3ª Semana da Jornalismo Júnior.
Programação:
- Segunda-feira (22/08)
Tema: E agora? As novas redações
Mediador: Ana Paula Freitas (Nexo)
Palestrantes: Edward Pimenta (Editora Abril), Paula Miraglia (Nexo) e Érico Borgo (Omelete)
- Terça-feira (23/08)
Tema: A mulher no jornalismo
Mediadora: Jessica Moreira (Nós, mulheres de periferia)
Palestrantes: Ju Romano (Elle), Nana Soares (Estadão) e Clara Browne (Capitolina)
- Quarta-feira (24/08)
Tema: Jornalismo Independente
Mediador: Guilherme Alpendre (ABRAJI)
Palestrantes: Laís Modelli (Caros Amigos, Revista AzMina e BBC Brasil), João Paulo Charleaux (Nexo) e Marina Amaral (Agência Pública)
- Quinta-feira (25/08)
Tema: Minorias em Pauta
Mediadora: Valéria Almeida (Profissão Repórter)
Palestrantes: Diego Iraheta (HuffPost Brasil), Jessica Tauane (Canal das Bee) e Maria Rita Casagrande (Blogueiras Negras)
- Sexta-feira (26/08)
Tema: Novos formatos
Mediadora: Teresa Perosa (Podcast Pop Don’t Preach)
Palestrantes: Manuela Barem (BuzzFeed), Phelipe Siani (Globo) e Marcel Nadale (Mundo Estranho)
Data: Segunda-feira, 22, a sexta-feira 26 de agosto
Horário: 19h00
Local: Casa de Cultura Japonesa – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – USP
End: Av. Prof. Lineu Prestes, n° 159, Cidade Universitária – Butantã, São Paulo – SP. 05508-000
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país