Pacto Global da ONU no Brasil e Scania promovem encontro para debater agenda de riscos hídricos
A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil, promovem nos dias 21 e 22 de agosto o Water Stewardship Tour, iniciativa que reúne empresas para a troca de boas práticas conectadas às questões relacionadas aos riscos hídricos. O encontro coincide com a World Water Week (Semana Mundial da Água), que acontece de 20 a 24 de agosto.
“Estamos falando de um recurso natural escasso e essencial para a sobrevivência de todas as formas de vida no planeta. É uma responsabilidade dos líderes corporativos adotarem ações que garantam sua preservação para as gerações futuras”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. “A colaboração é chave para acelerar medidas que precisam ser implementadas”, finaliza.
O Brasil, por exemplo, enfrentou em 2021 a seca histórica que afetou importantes bacias hidrográficas, como a do Rio São Francisco e a do Rio Paraná. A crise hídrica também impactou o abastecimento de água em áreas urbanas, com cidades como São Paulo e Brasília adotando medidas de racionamento e restrições para garantir o uso sustentável da água. Já na Europa, a região da Bacia do Mediterrâneo enfrentou condições de seca agravadas. Países como Espanha, Portugal, Itália e Grécia sofreram com a falta de chuvas e altas temperaturas, levando a incêndios florestais e dificuldades no abastecimento de água para irrigação e consumo humano.
“Catalisar conhecimento, dar maior acesso a pauta e transformar essa temática em um movimento – esse é o objetivo que levou a Scania a aderir aos compromissos relativos ao OD6 e em convidar empresas para ampliar a perspectiva do que podemos fazer aqui e agora”, diz Patricia Acioli, responsável por Relações Corporativas e Sustentabilidade pela Scania Latin America.
“Garantir o acesso à água e ao saneamento básico se conecta a outros direitos humanos essenciais para a saúde, a sustentabilidade ambiental e a prosperidade econômica. Temos trabalhado com ações concretas tanto dentro de nossa operação industrial, como em projetos sociais, entendemos a magnitude dessa agenda”, complementa. “Nosso propósito é facilitar a conexão multissetorial”, afirma Patrícia.
O Water Stewardship Tour será um encontro com representantes empresariais do Brasil e da Europa para discutir: Inovação e Tecnologia em Gestão Hídrica; Ação Coletiva pelo Acesso à Água Potável; Adaptação às Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica; e Responsabilidade Socioambiental Corporativa. O Pacto Global da ONU no Brasil irá abordar os pontos centrais trazidos pelo Movimento + Água, uma agenda de aceleração corporativa para o cumprimento do ODS 6 – Segurança Hídrica e Saneamento -, atualmente com 34 empresas comprometidas no Brasil.
Serviço:
Water Stewardship Tour
Data: 21 e 22 de agosto de 2023
Público: Profissionais corporativos de empresas do Pacto Global da ONU
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov