08 de agosto de 2023

A importância da intencionalidade

Vivemos num mundo acelerado. Isso todo mundo sabe. Geralmente mais acelerado do que o que nós podemos ou queremos acompanhar. No trabalho somos muitas vezes atropelados por informações e demandas que nos deixam sem saber por onde começar. Sendo profissionais de comunicação podemos sentir que não estar a par de tudo é em si uma falha. Temos que estar atentos, participativos, engajados…

Mas como é que a gente lida com isso? Faz sentido trabalhar de forma anestesiada, girando a roda do hamster? Pra mim, não. O que acredito que funciona é saber sempre onde quero chegar. Explico: saber o porquê de determinada ação, mesmo que ela por si só não seja tão importante, me ajuda a ter um senso de propósito de que não estou fazendo algo “à toa”. É a calma que eu preciso em momentos de tensão, aquela luz no fim do túnel.

É isso que eu chamo de trabalhar com intenção. E é diferente de trabalhar com objetivos ou metas, que também são superimportantes. A intenção está ligada a desejo, a vontade – o que te motiva a fazer algo, enquanto objetivos e metas estão no campo de resultado.

Agora um exemplo prático. Vamos supor que você é responsável por uma campanha de lançamento de uma nova intranet. O objetivo dela é fazer com que os colaboradores da sua empresa acessem a nova plataforma e, num olhar mais abrangente, aumentem sua produtividade, seu senso de pertencimento, seu conhecimento. Mas o que te motiva a fazer a melhor campanha possível? Qual é a sua real intenção? Talvez seja demonstrar que a área de comunicação está atenta às necessidades dos colaboradores. Talvez seja ter a experiência de conduzir uma grande campanha. Talvez seja demonstrar valor para o conselho dado o grande investimento que foi feito na nova ferramenta. Talvez seja a projeção que um projeto de grande porte traz.

E com a intenção certa, mesmo as pequenas coisas contribuem. Voltando ao exemplo acima, se sua intenção com a condução da campanha de lançamento é a projeção junto aos executivos da empresa, por exemplo, saber dessa intenção vai ajudar a direcionar quais pessoas você vai envolver, para quem você vai apresentar os resultados alcançados, com quais colegas vai interagir, qual agência vai te apoiar e todas as outras decisões tomadas. Se você não tem isso em mente, essa campanha passa a ser apenas mais uma entrega, que por melhor que seja, não vai necessariamente te levar para o lugar em que você quer chegar.

Agora pare e pense. Qual é a sua intenção em estar nesse lugar, nessa ação, nessa posição, nessa empresa, nessa conta? Qual é a sua intenção em tomar determinado caminho, decisão ou atitude? Achar coerência naquilo que fazemos é um grande salto na direção de grandes conquistas.

Não importa o que você quer, mas tenho a certeza de que ter intencionalidade naquilo que se faz direciona esforços, anima, gera boas entregas, acalma corações e faz o nosso dia a dia um pouco mais feliz.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Juliana Neiva

Profissional com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Hoje atua como Head de Comunicação na Ímpar gerindo uma equipe de quase 50 pessoas na condução de projetos e contas de Comunicação para empresas de diversos segmentos e portes. Passagem por grandes empresas como Accenture, Vale e Computer Sciences Corporation. Vasto conhecimento em Comunicação Interna, Estratégia de Comunicação, Projetos de Comunicação Digital, Gestão da Mudança e Atendimento. Formada em Relações Públicas pela Uerj e Mestrado em Comunicação Corporativa pela Kingston University London.

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