Comunicação não violenta
Pessoas que tem problemas de comunicação sofrem e praticam mais violência. Este é o resultado de um pool de artigos científicos que avaliou esses dois aspectos, e encontrou relações significantes.
Comunicação é realmente um processo delicado… É muito frequente gerarmos mal entendidos! Quando nos comunicamos bem, temos do outro a reação esperada. Quando a comunicação ocorre de modo inadequado, transmitimos a mensagem equivocada, provocamos distorções… E o outro reage mal! Esse processo acontece assim no nosso dia a dia, nas relações pessoais, nas relações de trabalho, em todas as nossas interações.
Além disso, há situações já hostis de saída: relações de conflito, mensagens polêmicas, desagradáveis, difíceis de serem assimiladas e aceitas. Nesses casos, qualquer descuido pode colocar tudo a perder, e as desavenças se desenvolvem ou se perpetuam.
O Dr Marshall Rosenberg sabia bem o que é isso. Psicólogo americano, judeu, ele sofreu na pele as dificuldades de relações hostis, e passou a se especializar em interações satisfatórias em situações de conflito. Segundo ele, quando “perdemos as estribeiras” geralmente reagimos de modo violento, agressivo; porém, a melhor saída seria respondermos, conscientes e com atenção clara. Trata-se de trazermos para nós a responsabilidade e a autonomia das nossas ações! Tem a ver com a nossa capacidade de nos mantermos compassivos, e de praticarmos a empatia para falar e ouvir o outro nesses momentos.
De maneira mais prática, ele propõe que ao sermos confrontados por uma situação hostil, procuremos elaborar o nosso discurso baseado em quatro passos:
– Observação: é importante descrever a ação que nos incomoda, de modo concreto, sem julgamento, sem avaliar o outro
– Sentimento: precisamos dizer como nos sentimos em relação ao fato que observamos
– Necessidades: situar quais necessidades, valores, desejos, estão gerando nosso sentimento
– Pedido: a parte final da conversa consiste em pedirmos ao outro claramente a ação concreta que nós esperamos dele
Por exemplo: se você está fazendo uma apresentação no palco, e alguém o interrompe grosseiramente, é interessante evitar reagir de modo igualmente agressivo, e organizar a sua fala mais ou menos assim:
“Percebo que a minha exposição sobre esse tema te incomoda muito. Eu me sinto descontente por não atender à sua expectativa. Quero muito que você me entenda. Você poderia por favor especificar quais são os pontos que você discorda?”
Uau! Haja controle emocional! Porém, vale muito a pena. Uma colocação assim mostra claramente que você está no controle pleno da situação, e ao mesmo tempo desarma a agressividade do seu interlocutor. Ponto pra você!
Há inúmeras aplicações dessa forma de comunicação, em nosso dia a dia e em nossas relações de trabalho. Apesar de exigir certa atenção e empenho de nossa parte, é maravilhoso podermos construir a percepção de equilíbrio e assertividade nas nossas relações mais delicadas. E é justamente essa maturidade que se espera de um verdadeiro líder.
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