Bracell recebe selo internacional de produção de energia renovável
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, recebeu o selo I-REC (International REC Standard), que atesta a integridade da energia 100% renovável gerada por sua operação localizada em Lençóis Paulista, em São Paulo. O documento, emitido pelo Instituto Totum, é mais um indicativo da priorização de práticas sustentáveis pela companhia.
Daniel Bittencourt, head de Energia da Bracell, explica que a produção da energia sustentável se dá a partir da biomassa de eucalipto, por meio do licor negro gerado no processo produtivo. “Utilizamos sistemas e controles adequados que garantem a precisão e integridade dos volumes de geração. Como resultado, além de atender nossas operações, conseguimos disponibilizar a energia excedente ao GRID nacional por meio da conexão da subestação 440 kv, com volume mensal entre 150 MW a 180 MW”, diz.
Para Marcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell, o recebimento do selo I-REC atesta a transparência sobre a origem da energia renovável da empresa. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento que reforça como a sustentabilidade é um pilar estratégico da Bracell, com desdobramentos em todos os nossos processos. Para se ter uma ideia, a energia verde que geramos é capaz de atender 750 mil residências ou cerca de três milhões de pessoas”.
Desde dezembro de 2021, a Bracell possui aprovação oficial – emitida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para a operação comercial de sua usina termelétrica, com 409.307 MW de capacidade instalada.
Em sua unidade localizada na Bahia, a companhia também trabalha com geração de energia a partir de fontes renováveis, também gerada a partir da biomassa de eucalipto, por meio do licor negro gerado neste processo produtivo. A energia gerada abastece a fábrica e o excedente é comercializado. Em 2022, a empresa comercializou o total de 892.491,094 MWh em suas operações no Brasil.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país