As direções da comunicação interna e os impactos de suas falhas no ambiente corporativo
A comunicação interna é uma das bases fundamentais para o sucesso de uma empresa, justamente por isso qualquer falha nela pode causar uma série de problemas e é necessário conseguir identificar o sintoma correto para agir na causa correta.
De acordo com estudo da Society for Human Resource Management (SHRM), as falhas em comunicação corporativa geram prejuízo médio de U$ 420 mil por ano a empresas com até 100 colaboradores. Já nas empresas com mais de 100 mil funcionários, os prejuízos passam de U$ 62 milhões por ano.
O entendimento e o debate sobre o papel e o impacto de cada direção de comunicação interna é cada vez mais necessário. Mas que direções são essas e quais os impactos das falhas em cada uma delas?
Comunicação Descendente
A comunicação descendente é o fluxo de informações dos líderes ou gestores em direção aos funcionários, e é a mais comum e mais trabalhada na maioria das organizações. Apesar desse modelo já acontecer naturalmente, é preciso que as empresas invistam na otimização desse fluxo, para que chegue uniformemente ao maior número de colaboradores possível, tornando, dessa maneira, a comunicação mais eficiente.
Quando essa comunicação não é eficaz, os impactos podem ser significativos e uma falha nessa direção pode resultar em falta de clareza nas expectativas, objetivos e direcionamentos, levando a erros de execução, retrabalho e até mesmo desmotivação dos funcionários.
Uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI) constatou que 57% dos projetos falham devido a uma comunicação deficiente. Especificamente, a falta de comunicação clara por parte dos gestores pode resultar em equívocos, falta de alinhamento e um ambiente de trabalho repleto de incertezas. Falhas frequentes nesse processo podem afetar diretamente a produtividade, a confiança e a capacidade da equipe de atingir os objetivos propostos.
Comunicação Ascendente
A comunicação ascendente ocorre quando as informações fluem dos funcionários em direção aos líderes ou gestores. Para isso, a empresa, além de fornecer as ferramentas necessárias para o fluxo, deve também incentivar e valorizar as opiniões e sugestões apresentadas, sempre que possível implementando mudanças e ajustes baseados nessas sugestões.
Quando os funcionários não se sentem à vontade para expressar suas opiniões, preocupações ou ideias, ou quando não encontram espaço e ferramentas para darem voz às suas expectativas ou problemas, pode haver uma perda significativa de insights valiosos. Isso pode limitar a inovação, a criatividade e a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do mercado. Por isso, o processo e as políticas de escuta dos colaboradores devem ser estruturadas de forma estratégicas, garantindo uma comunicação bilateral, além de preparar os líderes para receberem e repassarem essas informações a fim de aproveitá-las da melhor maneira possível.
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard mostrou que organizações que não incentivam a comunicação ascendente têm quatro vezes mais chances de perder talentos. Além disso, quando os funcionários não se sentem ouvidos, sua motivação e engajamento tendem a diminuir, o que pode afetar negativamente a produtividade e a qualidade do trabalho.
Comunicação Lateral
A comunicação lateral ocorre entre indivíduos ou departamentos no mesmo nível hierárquico. A conhecida troca entre áreas é essencial para a desenvolver a colaboração, a resolução de problemas e aumentar a eficiência organizacional. No entanto, falhas nesse fluxo podem levar a conflitos, falta de alinhamento e duplicação de esforços.
Uma pesquisa, realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), revelou que 86% dos funcionários e executivos citaram a falta de colaboração e comunicação eficaz como a principal causa de falhas nos projetos. A falta de comunicação nessa direção pode resultar em silos de informação, onde as equipes não compartilham conhecimentos ou recursos, prejudicando a capacidade da empresa de inovar e alcançar resultados superiores.
Benefícios de otimizar as direções da comunicação interna
As falhas na comunicação em suas três direções têm um impacto significativo no ambiente de trabalho e nos resultados organizacionais. É essencial que as empresas reconheçam a importância de uma comunicação eficaz em todas as direções e adotem medidas para melhorar a qualidade da comunicação interna.
Ao incentivar a comunicação ascendente, as organizações podem colher os benefícios dos insights valiosos dos funcionários, promover a inovação e aumentar o engajamento da equipe. Estabelecer um ambiente seguro e encorajador, onde os funcionários se sintam à vontade para expressar suas opiniões, é fundamental.
Da mesma forma, garantir uma comunicação descendente clara e consistente é crucial para evitar erros de execução, retrabalho e desmotivação. Os líderes devem fornecer direcionamentos claros, alinhar expectativas e manter uma comunicação aberta com suas equipes.
A comunicação lateral desempenha um papel fundamental na colaboração e na eficiência organizacional. Eliminar silos de informação e promover uma cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimentos são medidas essenciais para melhorar a comunicação lateral.
A conscientização sobre esses problemas e a implementação de estratégias para melhorar a comunicação interna são passos importantes rumo a um ambiente de trabalho mais colaborativo e bem-sucedido.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática