O profissional de comunicação do agora
Sei muito bem que não existe uma fórmula mágica para o profissional de comunicação ideal. Esse perfil é complexo e cada organização vai demandar um set específico de habilidades e competências de acordo com sua estratégia, seu negócio e as atribuições do referido cargo. Mas, a meu ver, existem sim algumas características que são importantes universalmente e a cada dia mais.
Ao longo da minha carreira fui notando o que faz diferença na hora de contratar ou promover um profissional e ter um time de sucesso. Abaixo, destaco 8 características destes profissionais, na esperança de ajudar aquele comunicador que quer se desenvolver ou aquele que quer montar uma equipe vencedora.
O interessado pelo negócio
Sabe aquela pessoa que olha atentamente o que acontece ao seu redor, que acompanha notícias sobre o setor, que sabe os destaques do relatório financeiro da empresa e que tem propriedade para falar sobre como as coisas acontecem na operação? Essa é uma pessoa que merece um olhar atento do gestor.
Isso porque ela vai conseguir propor mensagens e direcionamentos de comunicação muito mais assertivos e alinhados à estratégia e à realidade do negócio. Se você não tem esse olhar ainda, ande pelos setores, busque viajar para conhecer diferentes áreas ou operações, ouça e entenda a realidade de quem está na ponta e se informe sempre sobre concorrentes, parceiros e clientes para ter um olhar aprofundado e se comunicar melhor.
O expert digital
Esse profissional se sente confortável ao falar de tecnologia, tanto de mercado quando as que a sua empresa oferece. O mais importante aqui não é conhecer tudo, mas ter interesse e curiosidade pelo que a tecnologia pode oferecer. É gostar de descobrir novas ferramentas e formas de otimizar o trabalho, além de ser ávido por melhorar o processo e as plataformas de comunicação.
O gestor de projetos
Ser um bom gestor de projetos não é mais opcional. O profissional que quer ter sucesso na comunicação precisa compreender que não basta fazer bem a tarefa que lhe cabe no processo de comunicar, mas é essencial ter um olhar sobre o todo.
Quais são os outros agentes no processo de entrega de uma campanha, um evento, um novo canal de comunicação ou uma newsletter? Certamente não se faz uma ação de comunicação sozinho. E se não se faz sozinho, é preciso controlar prazos, custos e a qualidade de entrega de todos os envolvidos para que a ação em questão saia da forma como foi desenhada e os resultados apareçam. Busque parceiros que te ajudem a fazer essa gestão de projetos e usem ferramentas que deixem o dia a dia mais simples.
O atento às tendências
O profissional atento às tendências é aquele que tem interesse no mercado de comunicação e sabe recorrer a benchmarkings e pesquisas quando precisa começar um novo projeto. Ele gosta de experimentar e não tem medo de errar, sempre ponderando a relação custo/benefício daquilo que propõe.
Esse comunicador também gosta de se inspirar naquilo que não é óbvio. Ele tira insights de uma visita a uma exposição de arte, de uma conversa com um amigo que trabalha em outra área ou de um programa de televisão. Ele gosta de frequentar eventos do setor e não depende da empresa para se manter atualizado.
O aberto à mudança
Para ser aberto às mudanças, é preciso em primeiro lugar humildade e saber ouvir. Entender que o olhar das pessoas com quem você trabalha pode ser muito importante na construção de uma comunicação melhor.
Aqui também destaco a capacidade de adaptação e a resiliência. Não existe mais empresa que atue da mesma forma, com os mesmos direcionadores por muito tempo, e isso impacta diretamente a área de comunicação. Saber mudar, acompanhar as necessidades do negócio, as novas tecnologias e as decisões da liderança da organização é essencial para se manter relevante.
O louco por dados
Nada novo por aqui. Dados são a alma do negócio. Sem eles, a comunicação não se mostra relevante, eficaz ou sequer útil. Mais do que acompanhar os resultados do que se faz, o louco por dados tem muita clareza do que quer atingir e assim, consegue desenhar uma estratégia de acompanhamento eficiente.
Além disso, não basta ter os resultados em mãos. Esse profissional desenha planos de ação e melhorias com base nesses dados e sabe como levar essas informações adiante, compartilhando de forma eficiente com executivos e de forma aprofundada com clientes internos e equipes de trabalho.
O preocupado com a reputação
“Reputação” figura entre as principais preocupações, senão a principal, das equipes de comunicação das empresas. Numa época em que as pessoas tendem a perder a confiança nas organizações, trabalhar na construção de uma percepção positiva sobre a sua marca é um trabalho duro e requer conhecimento profundo sobre os stakeholders, que impactam essa percepção, além das ações que a empresa pode tomar para se fortalecer antes de momentos de crise.
Ser preocupado com a reputação, significa refletir constantemente sobre a sua atuação, independentemente do stakeholder com o qual a sua área de comunicação atua. Pensar em como cada ação pode repercutir e ter planos em mente para potenciais crises é essencial.
O que sabe que não precisa reinventar a roda
Esse é o profissional esperto que sabe usar o que tem ao seu redor. Conhece o que cada pessoa do time sabe fazer melhor e aciona a pessoa certa no momento certo.
Esse profissional também é organizado e, portanto, sabe encontrar o histórico de um projeto que pode ajudar no que ele está fazendo agora, as anotações de uma reunião de benchmark que tinham um insight legal, o contato de um fornecedor que tem conhecimento sobre o assunto que precisa entender melhor ou o desenho daquele processo que ele não tem costume de fazer e que vai acelerar os trâmites de aprovação internos. Ser criativo é importantíssimo, mas em época de atenção aos custos, evitar retrabalho também se torna primordial.
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