Conhecer a história da sua marca e saber contá-la é tendência, mostra Aberje Trends 2023
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) realizou a 7ª edição do Aberje Trends, no dia 19 de junho, que foi sediado no Museu de Arte de São Paulo – MASP, em São Paulo, evento contou a participação de Marcelo Duarte, professor, comunicador e autor do Guia dos Curiosos, e teve como objetivo abordar a importância da narrativa das marcas na preservação de suas histórias.
De acordo com um levantamento inédito realizado pela área de pesquisa da Aberje, apenas 20% das empresas possuem programas estruturados de memória empresarial, um dado que chama a atenção, considerando o papel do setor privado como fonte confiável de informações, conforme apontado por Edelman Trust Barometer.
Em seu painel, o jornalista destacou como as redes sociais podem ser uma grande aliada para as empresas. “Agora em 2023 comecei a fazer vídeos para o TikTok, contando curiosidades sobre o corpo humano, planeta terra, sobre as florestas amazônicas, só que as pessoas não estavam gostando desses vídeos. Mas um dia, resolvi contar as histórias das marcas e como eu já tinha escrito o Guia dos Curiosos, quando eu contei a história da Elma Chips, os vídeos começaram a estourar “, relembra.
Com os vídeos fazendo sucesso, as pessoas começaram a pedir mais curiosidades sobre as marcas, Duarte foi atrás de diversas outras histórias, como por exemplo a origem do nome da marca Omo, da Unilever. Por ser “curioso”, a dúvida era porque o sabão em pó se chamava Omo? Alguns dias após iniciar a investigação, e com a negativa vinda do escritório no Brasil, o escritor recebeu um fax da matriz, sediada na Inglaterra dizendo que a provocação tinha sido muito importante para o departamento , já que nem todos sabiam.
“OMO significa Old Mother Owl, que na tradução é Velha Mãe coruja, e foi registrada inicialmente, no começo do século XX, como uma marca de amaciantes, virando marca de sabão em pó posteriormente. O Guia dos Curiosos recebeu uma imagem da empresa, em 1996, e publicou em primeira mão a logomarca e a explicação que o escritório no Brasil nem imaginava, conta
Hoje é possível encontrar a explicação em vários sites e segundo a página da Omo Brasil, a Velha Mãe Coruja é o “carinho de mãe que inspira OMO no cuidado com suas roupas”.
O evento foi realizado com o patrocínio da Bayer, Gerdau, Latam Airlines, Lexisnexis, Novo Nordisk, Stellanis, Toyota e Ypê, juntamente com o apoio da RM Consulting, Sabesp e Zozi e media partner do Estadão.
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