CEOs frisam a importância da gestão das redes em debate do Aberje Trend 2023
A mesa de CEOs Comunicadores foi um dos destaques da 7ª edição do Aberje Trends, evento realizado no Museu de Arte de São Paulo – MASP, em São Paulo, no dia 19 de junho. Durante o evento foi unanimidade entre os líderes de que gerir redes é um dos principais papéis da comunicação corporativa atualmente.
A mesa de CEOs Comunicadores do Aberje Trends, contou com a participação de João Paulo Ferreira, da Natura&Co; Isabella Wanderley, da Novo Nordisk; Paulo Nigro, do Hospital Sirio Libanês; Luiz Mello, CEO do Vasco da Gama e Patrícia Audi, CEO do RenovaBR. O painel proporcionou uma troca de experiências enriquecedoras sobre o papel dos líderes na comunicação na prática.
Antes do bate-papo, o especialista em tecnologia e apresentador do Expresso Futuro, Ronaldo Lemos, fez a abertura do painel já parafraseando um dos pensadores da comunicação da atualidade, Doc Searls, quando disse que mercados são conversas. E o que isso significa na prática? “A frase fica muito clara, quando a gente vê fenômenos relacionados ao mercado que tem a ver com o impacto das conversas e da comunicação na formação de mercados”, disse, frisando que uma conversa pode ‘ressuscitar’ um mercado desaparecido, como foi o caso da GameStop, loja de videogames que, diante da digitalização, teve suas ações desvalorizadas e na pandemia viu suas ações crescerem extraordinariamente apenas com a ajuda dos fãs que se mobilizaram nas redes sociais incentivando as pessoas a comprarem ações da empresa. “Foi um caso típico de conversas geradas na internet”, completou.
Em sua visão, a ideia de clientes está se tornando obsoleta, pois os consumidores de uma determinada marca, produto ou serviço são hoje redes sociais. “Isso muda tudo, especialmente do ponto de vista de negócios”, enfatizou. “Uma das habilidades mais importantes que qualquer empresa precisa ter atualmente é gerir comunidades. Hoje, toda empresa está virando influencer, com seus seguidores, haters e espectadores. Gerir um negócio é gerir redes ”, arrematou.
Redes, influências
O CEO da Natura&Co Latin América, João Paulo Ferreira, frisou que não existem mais fronteiras na comunicação. “As nossas consultoras, em um mês, geram entre seus clientes e amigos, cerca de 2,5 bilhões de impacto de conteúdo compartilhado. Esse impacto gerado é muito superior à mídia que a gente paga”, comparou. “Precisamos ser consistentes com uma rede que representa todo o espectro ideológico e reforçar nossos valores que devem estar sempre presentes na comunicação para todos esses públicos. Nós, CEOs, somos muito mais gestores de comunidades, tentando potencializar as pessoas, do que saber de tudo”, completou.
Para a CEO da Novo Nordisk Brasil, Isabella Wanderley, o fundamental é a questão da influência, de como uma organização transforma todos os seus parceiros em influencers do seu conteúdo. “Comunicação é parte da nossa vida porque somos agentes de influência sobre esclarecimento, conteúdo tecnológico, conteúdo de inovação e a gente precisa que todos os nossos colaboradores sejam influencers, participem desse ecossistema como agentes de comunicação. No caso da saúde, por exemplo, uma fake news pode matar”, acentuou.
A reputação de uma empresa está, entre outras coisas, ligada à gestão. Para Luiz Mello, CEO do Vasco da Gama, é importante saber qual é o propósito da empresa. “Entendemos que é importante trazer isso à tona, discutir temas, buscar pautas novas e se posicionar enquanto instituição”, disse. “O crescimento nos nossos resultados não é por acaso, tem a ver com trabalho de marca e de reputação. Vivemos em uma era em que nossas marcas têm um papel fundamental no futuro da sociedade” arrematou o CEO do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Nigro.
Com relação ao ambiente político, a comunicação influencia tanto para o bem, quanto para o mal, segundo Patrícia Audi, CEO do RenovaBr – escola de formação para lideranças políticas. “Em menos de um mês de incrições, já temos 17 mil inscritos para o curso de vereadores e prefeitos, o que mostra que as pessoas têm interesse em exercer a boa política e, muitas vezes, precisa da comunicação para entender que podem chegar lá”, comentou.
O evento foi realizado com o patrocínio da Bayer, Gerdau, Latam Airlines, Lexisnexis, Novo Nordisk, Stellanis, Toyota e Ypê, juntamente com o apoio da RM Consulting, Sabesp e Zozi.
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