O que o fim do BuzzFeed News nos ensina sobre hubs de conteúdo proprietários?
Recentemente – e para tristeza de muitos – o BuzzFeed anunciou o encerramento das atividades do BuzzFeed News, divisão de notícias da plataforma digital de conteúdos.
A partir da cobertura dos fatos, sob pontos de vista interessantes, ousados e, por vezes, inusitados, o BuzzFeed conquistou dezenas de milhões de seguidores ao redor do mundo.
Como sabemos, e infelizmente acompanhamos há pelo menos uma década, trata-se de um movimento aparentemente irreversível do sepultamento de veículos de comunicação da forma que conhecemos, amparados pela tríade veículo-audiência-anunciantes.
O meu recorte aqui sobre essa transformação da forma de produzir e publicar conteúdo noticioso se atém especificamente a um ponto tratado em um artigo corajoso e sincero do Ben Smith, um dos criadores do BuzzFeed, sobre o fim da seção de notícias da plataforma.
Num determinado trecho do artigo, Smith reconhece que “o BuzzFeed nunca encontrou um novo caminho quando […] os consumidores consideraram seus feeds do Facebook tóxicos, não deliciosos; quando as plataformas decidiram que as notícias eram um veneno; e quando Facebook, Twitter e o resto simplesmente pararam de distribuir links para sites”.
Bem, se você é um executivo responsável em sua empresa pelo branding, construção/ampliação de awareness, geração de leads e oportunidades de novos negócios, pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com a sua vida? A resposta é: tem muito a ver! Em especial se sua marca já trabalha com hub de conteúdo proprietário e, mais ainda, se nem começou a desenvolver um projeto estruturado nesse sentido.
Explico: o fim do BuzzFeed News é mais um que surge bem diante dos nossos olhos. Uma empresa de mídia que está naufragando e que construiu uma mansão em terreno alugado.
Ao decidir distribuir seus conteúdos majoritariamente em redes sociais, o BuzzFeed ficou à mercê das inúmeras, severas e irreversíveis mudanças de algoritmos desses canais digitais. Portanto, a audiência acaba sendo das redes sociais, não da marca, em si.
Por que um hub de conteúdo proprietário é a melhor opção?
O melhor caminho para evitar que ocorra com a sua empresa o mesmo que aconteceu com o BuzzFeed é investir em Owned Media, ou seja, mídia proprietária.
Um exemplo disso é o hub de conteúdo proprietário, com governança, estratégia e gestão, com o profissionalismo de um veículo especializado e nichado de notícia em que você tem mais controle e autonomia editorial, de distribuição dos conteúdos, coleta e manuseio de dados da sua audiência com base nas melhores práticas da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Smith é cirúrgico ao apontar em seu texto que “o novo desafio é construir conexões diretas com um público que ainda está sobrecarregado pela decadente rede social e ansioso para encontrar um grande jornalismo em que possa confiar”.
Temos aí um oceano azul de oportunidades para marcas responsáveis, comprometidas com sua audiência e o mercado em que atuam, desenvolverem estratégias de hub de conteúdo proprietário.
Fácil? Não. Rápido e barato? Também não! Mas existem metodologias e processos amplamente testados que já geraram resultados positivos e incontestáveis para grandes marcas.
Afinal, como está o canal de conteúdos da sua empresa?
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