Pesquisa de Comunicação e Governança Corporativa da Aberje é apresentada em evento da Câmara Brasil-Alemanha
A pesquisa “A Comunicação da Governança Corporativa no Brasil”, realizada pela Aberje em 2022, com o objetivo de mostrar a estrutura e como é realizada a comunicação da governança corporativa, foi apresentada pelo diretor-executivo Hamilton dos Santos durante reunião interna do Grupo de Trabalho de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha no dia 20 de abril. Para debater sobre o assunto também foram convidados os associados da Aberje Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer; e Carolina Prado, head de Comunicação para América Latina da Intel.
Na ocasião, Hamilton trouxe algumas reflexões a partir da pesquisa. A primeira delas foi sobre como mapear os stakeholders de uma organização. “Por mais que a governança esteja bem estruturada internamente, as vozes externas influenciam de uma forma muito decisiva. A noção de stakeholders está se ampliando e tem um impacto muito grande na Comunicação”, observou.
Outro highlight destacado refere-se à participação do setor de Comunicação nos comitês relacionados à governança. “Antes o nosso desafio era o de participar das decisões estratégicas da empresa, já que não devemos ter a área de Comunicação somente como apoio. Quanto à governança, a pesquisa nos mostra que quando a governança se relaciona com a comunicação, a questão do ESG aparece com mais frequência”, destacou.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa