O desafio bom de gerir gente ótima
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Quando penso num projeto, sempre avalio o que chamo de “mato alto” ou “mato baixo”. “Mato alto” é quanto tem muito o que ser feito e está tudo tão insipiente que qualquer aparo já vai fazer uma enorme diferença. Já o “mato baixo” é quando as coisas já estão rodando e excelentes e você precisa chegar para fazer ficar ainda melhor. É aí que moram os maiores e mais incríveis desafios.
O mesmo vale para pessoas. Como é desafiador ser gestora de excelentes profissionais, não? Mato bem baixinho. Quando pensamos em um time de comunicação, pensamos em colocar pessoas autônomas, criativas, proativas, atentas, organizadas – e queremos as melhores. Mas pouco paramos para nos preparar para o que vem a seguir. Pessoas excelentes te tiram do eixo, te questionam, te provocam e no final das contas, é isso que esperamos delas.
Mas como agregar valor a esses profissionais? Como motivá-los no dia a dia? A atenção deve estar redobrada e o cuidado também. Muito além do pacote básico de retenção de qualquer profissional, destaco aqui alguns pontos que fizeram parte da minha reflexão:
Não desperdice o momento da verdade – o feedback toma uma importância enorme para ótimos profissionais, tudo precisa ser pensado e esse momento deve trazer insights reais, que gerem reflexão. Esse perfil de profissional não se contenta com pouco, não adianta só falar que o trabalho está bom. É importante trazer pontos de desenvolvimento claros e ficar atento a como isso está se dando no dia a dia.
Tenha a estratégia na ponta da língua – lidar com gente boa exige saber aonde quer que eles cheguem. Traçar objetivos estratégicos claros para a área, que se desdobrem na atuação pessoal de cada um é item básico na lista de motivadores.
Jogue o ego pela janela – em muitos momentos, eles vão saber mais do que você e conseguirão fazer mais do que você. E é isso mesmo. Eles são excelentes. Gerir bons profissionais não é ser melhor do que eles. O que você traz para a mesa é sabedoria, tranquilidade, motivação, apoio e direcionamento, o que já é muito.
Seja um líder de torcida – Quer sensação melhor do que ver uma pessoa que vc desenvolveu e orientou brilhando? É muito bom saber que você ajudou um profissional a trilhar um caminho de sucesso, então incentive as novas ideias que trazem, apoie em momentos de indecisão e comemorem juntos as conquistas.
Por fim, tenho sempre que lembrar que aproximar-se de gente incrível não significa apenas tê-los no time, mas também nas interfaces, nos clientes, nos parceiros. O foco é encontrar, em meio à multidão, aquelas pessoas que levantam a mesma bandeira que você e que se importam de verdade com a entrega. E depois, agradecer demais por tê-las encontrado.
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