Merco lança a nona edição do ranking das 100 empresas e líderes com melhor reputação no Brasil
A pesquisa de campo da nona edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre julho e dezembro de 2022, com mais de 5 mil entrevistas. A metodologia da pesquisa inclui cinco ondas de avaliação, com 16 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor reputação. Para cada empresa escolhida, os respondentes sinalizam três fortalezas e uma fraqueza entre 18 variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além do Merco Digital, por meio do qual é realizada a avaliação dos canais digitais e das mídias sociais.
Na etapa final, também é feita uma avaliação de méritos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. Além do ranking de 100 empresas, a Merco também realiza o ranking de 100 líderes com melhor reputação no País. A metodologia completa e os rankings estão disponíveis no site www.merco.info/br.
Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil, observa de forma positiva o impacto da diversidade de setores empresariais presentes no ranking. “As 100 empresas englobam 36 setores diferentes, a começar pelo Top 3 em que temos três segmentos distintos, o que nos leva a acreditar que as empresas estão cada vez mais atentas ao seu papel na sociedade. Também a chegada ao ranking de 14 novas empresas de 8 setores diferentes, reforça a importância da reputação empresarial entre as principais prioridades das grandes organizações. Junto a isso, soma-se o suporte que a pesquisa Merco oferece para as companhias que utilizam os resultados obtidos como ferramenta de gestão e, assim, terem uma participação mais ativa, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica o executivo.
Sobre a Merco
A Merco realiza os monitores corporativos que são referências em 16 países da América Latina e Europa e vem avaliando a reputação das empresas desde 2000. Os rankings Merco são abertos e a presença das empresas depende exclusivamente do reconhecimento obtido.
Os estudos e os rankings são realizados pelo Instituto Análisis e Investigación e seguem a Norma ISO 20252 e o código de conduta ICC/ESOMAR. Além disso, a Merco produz os únicos monitores de reputação corporativa que contam com verificação externa no mundo, realizada pela KPMG. Com esses diferenciais, vem alcançando reconhecimento crescente entre as empresas brasileiras a cada edição.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática