Campanha multistakeholder para celebrar 80 anos da Coca-Cola contribui para a reputação da companhia
A Coca-Cola completou 80 anos de operação no Brasil, na Argentina e na Bolívia em 2022 e para celebrar tantas décadas de atividades, o setor de Comunicação da companhia no Brasil teve o desafio de preparar uma única campanha que pudesse englobar os três países. Para mostrar como isso foi possível e como essa estratégia contribuiu positivamente para a reputação da companhia, a Aberje teve o primeiro encontro da nova temporada da Academia de Marcas, com patrocínio da Coca-Cola, realizado no dia 9 de março, trouxe um bate-papo entre Daniela Valverde, head de Comunicação da Coca-Cola e Tatiana Maia Lins, sócia-diretora da Makemake.
A ideia para celebrar os 80 anos de atividades, era fazer uma campanha integrada com uma estratégia 360º visando atingir vários públicos a fim de estreitar o relacionamento com cada um deles, além de aproveitar o momento para mexer o ponteiro da reputação, conforme conta Daniela Valverde. “O objetivo era reforçar o nosso relacionamento não só com os consumidores mas também com todos os stakeholders. Para isso, foi preciso trabalhar um conceito criativo que se adaptasse aos três países para que as pessoas pudessem se identificar com ele”, destaca.
“Nós queríamos fazer uma campanha que falasse sobre desejos para o futuro e que levasse uma mensagem de otimismo em que as pessoas pudessem se conectar com nosso propósito, que é fazer a diferença. O primeiro passo foi escolher quem nos ajudaria neste desafio e optamos por uma agência argentina, a NSB, que já atuava com a Coca-Cola”, revela a executiva, reforçando a importância de trabalhar as particularidades de cada país. “O principal desafio foi trabalhar em um conceito que fosse significativo para todos os países da região. Mas, quando temos bons parceiros, tudo funciona”, salienta.
A campanha foi ao ar no ano passado em datas específicas e momentos diferentes em cada país, mas o tema foi trabalhado durante o ano todo, através de eventos. “Para gerar conexão e nos aproximarmos dos nossos públicos, os eventos foram ferramentas superimportantes e, de fato, marcaram essa celebração. Aqui no Brasil, fizemos um evento para a imprensa, outro para os engarrafadores no Copacabana Palace e aproveitamos a vinda do presidente Bryan Smith para celebrar os 80 anos e fazer uma despedida especial para ele, que iria se aposentar e criamos um musical para contar a história da Coca-Cola. Foi muito especial”, lembra Daniela.
Assista ao vídeo na íntegra:
Destaques
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados