Programa de empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem está com inscrições abertas
Em sua 23ª edição, o programa de empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem está em busca de pessoas entre 20 e 34 anos que já empreendem ou têm ideias de negócios que promovam mudanças significativas na sociedade. Os interessados devem ter ensino médio completo e residência fixa nos estados do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas no site https://iniciativajovem2023.cieds.org.br/ até o dia 19 de março.
O Shell Iniciativa Jovem, executado anualmente pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), busca engajar os empreendedores em atividades como workshops, consultorias, acompanhamentos contínuos com especialistas e mentorias que visam aproximá-los e propiciar o trabalho em rede. A edição de 2023 vai dividir os participantes em dois grupos: pessoas no início da sua trajetória empreendedora ou com uma ideia que precisa ser tirada do papel; e empreendedores com negócios já existentes, formalizados ou informais, que precisam de auxílio profissional para melhor gestão e geração de impacto socioambiental.
Programa teve maioria dos negócios liderados por mulheres em 2022
No ano passado, o empreendedorismo feminino registrou forte presença no Shell Iniciativa Jovem, com 61,7% dos negócios liderados por mulheres. Bruna Enne, fundadora da Sinaliza, plataforma de educação e capacitação de jovens com deficiência auditiva, foi uma das selecionadas no programa em 2022. Com o objetivo de ampliar o número de pessoas com deficiência ingressantes em universidades e no mercado de trabalho, o Sinaliza Enem é o primeiro e único curso pré-vestibular EaD totalmente em Libras do Brasil. Bruna relata que as mentorias e capacitações do Shell Iniciativa Jovem foram essenciais para o crescimento do negócio: “Entramos no programa apenas com modelo B2C, atendendo alunos surdos com o nosso pré-vestibular, e saímos com um modelo de negócio muito mais robusto, levando a nossa solução também a empresas e ao poder público”, comenta. A empreendedora estima que mais de 500 alunos de todo o Brasil já foram alcançados.
Crescimento acelerado
No caso de Isabela Vitoi (30 anos), sócia da RefilMe, o programa foi uma oportunidade de desenvolvimento de seu negócio na edição de 2021. O empreendimento fornece água potável gratuita para o consumidor, a partir de um totem publicitário instalado em locais públicos, melhorando assim a qualidade de vida da população e reduzindo o consumo de plásticos de uso único. A empresa dava seus primeiros passos quando foi selecionada no Shell Iniciativa Jovem e, hoje, possui totens no Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná. As estações de reabastecimento de água podem ser encontradas em parques, shoppings centers, galerias, empresas, faculdades e eventos.
“O Shell Iniciativa Jovem nos ajudou a entender o nosso negócio, encontrar formas de monetizá-lo, como apresentar nossa solução. Eu e minha irmã conseguimos largar os nossos empregos e hoje nos dedicamos integralmente à RefilMe”, comemora.
Desde o ano 2000, o Shell Iniciativa Jovem estimula e capacita empreendedores para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e de impacto social, além de ser responsável pela criação da Rede de Empreendimentos Sustentáveis. Hoje, 505 empresas integram o grupo, formado por participantes que se destacam e recebem o Selo de Empreendimento Sustentável. Neste ano, a meta é reconhecer mais 45 empreendimentos que passarem pelo programa.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?