Comitê de Inovação em Comunicação Corporativa realiza primeiro encontro; conheça os integrantes
A primeira reunião do ano do Comitê de Inovação em Comunicação Corporativa, realizada ontem, dia 7 de março, contou com a participação de 40 comunicadores de diversas organizações da rede associativa da Aberje. Ao iniciar, a coordenadora da área, Thalita Dominato, apresentou as regras necessárias a serem seguidas por todos ao longo do ano. Em seguida, o coordenador do Comitê de Inovação, Lucas Reis, doutor em Comunicação, professor da Escola Aberje e CEO da Zygon AdTech, abriu os trabalhos.
Na ocasião, Lucas destacou que o papel da Comunicação mudou bastante nos últimos 15 anos, passando da função operacional para um papel estratégico, o de conceber estratégias de crescimento. “A área da Comunicação é, ao mesmo tempo, objeto da inovação e agente de transformação. Por uma questão estrutural, é uma área arejada e multidisciplinar em essência, pois precisamos tocar diferentes assuntos com diferentes stakeholders o tempo inteiro. Isso nos coloca numa posição muito estratégica não só de comunicar inovação, mas de promover a inovação nas diferentes organizações em que a gente atua”, salientou.
Lucas também destacou que boa parte do que a área de Comunicação das empresas recebe hoje de informação é definida de forma automatizada. “Se há 30 anos, era o papel editorial que decidia o que iria aparecer no jornal, por exemplo, hoje, a decisão é automatizada, feita com base em regras bem definidas para que todos tenham um feed completamente diferente ao abrir as suas redes sociais”, comentou.
O executivo ainda frisou que, com a mudança no ambiente de comunicação e com a evolução tecnológica, o consumidor ganhou o poder de escolher sobre o que quer consumir, quando e por quanto. “Com isso, atrair consumidores, atender às suas necessidades e criar uma relação de longo prazo, automaticamente nossa área de Comunicação e Marketing ganha muito espaço, porque estamos na ponta falando com o consumidor. Isso reforça nosso poder e nosso papel como agentes da inovação, gerando valor para as organizações em que a gente atua”, analisou.
Durante o encontro, os membros do grupo tiveram a oportunidade de se apresentar e de falar sobre suas expectativas em relação ao comitê. Até o próximo encontro, os integrantes irão votar nos temas que serão abordados ao longo do ano e irão eleger o vice-coordenador do comitê.
Os membros (titulares e suplentes) do Comitê de Inovação em Comunicação Corporativa são:
Empresas:
- 3M Brasil: Layza Caroline Mesquini; Suplente: Luiz Serafim
- Abbott: Priscila Delgado Martins; Suplente: Mariana Colturato Aidar
- Acelen: Claudia Barros; Suplente: Daniela Ruriz
- Ajinomoto do Brasil: Juliana Gomes Ribeiro; Suplente: Carla Sanches
- Alstom: Ana Lúcia Caiasso; Suplente: Vinícius Riqueto
- Bracell Celulose: Ana Paula Penteado Bortolozzi; Suplente: Gleison Rezende
- Dow: Helena Alonso; Suplente: Eleni Gritzapis
- ECOLAB: Carolina Simonetti; Suplente: Rafaela Caldas
- EuroChem Fertilizantes: Rosangela L. Santos; Suplente: Amanda Galdini
- General Motors: Felipe Nobrega Arado; Suplente: Nelson Silveira
- Intel: Carolina Gutierrez Prado; Suplente: Felipe Curcio
- Iveco Group: Jorge Gorgen; Suplente: Priscila Barros do Amaral
- Klabin SA: Carime Kanbour; Suplente: Fernanda Nicola Zattar
- Mosaic Fertilizantes: Bianca de Brito Simone; Suplente: Luiz Maurício Pereira
- Natura e Avon Brasil: Janaina Gomes; Suplente: Roberta Castro
- Novo Nordisk: Ricardo Fontes Castellani; Suplente: Eliene Regina Costa Machado
- Nutrien Soluções Agrícolas: Luciane Reis; Suplente: Rodrigo Barbosa
- Rede Gazeta: Letícia de Oliveira Dias; Suplente: Deisy Pimentel da Silva
- Sicredi: Bianca Franchini; Suplente: Michelli Davoglio
- Tereos Brasil: Luciana Rodrigues de Oliveira; Suplente: Carlos Leston Belmar
- Unico: Pedro Henrique de Oliveira; Suplente: Daniela Bittencourt Ferreira
- UnitedHealth Group Brasil: Janaina Finardi; Suplente: Suzie Clavery Pires Guimarães
- XP Inc.: Matheus Lombardi; Suplente: Luis Lima
Agências e Consultorias de Comunicação:
- Aliá RP: Lígia Batista; Suplente: Priscilla Caetano
- Clima Comunicação: Alexandre Hampf; Suplente: Leonardo Bertoldo Wollinger
- CORE Comunicação & Relacionamento: Ana Cássia Hennrich; Suplente: Mariana Oselame
- Idee Informação Corporativa: Renata Noschesi; Suplente: Audrei Franco
- Progic Tecnologia e Comunicação: Igor Gavazzi Vazzoler; Suplente: Rodrigo Becke Cabral
- Race Comunicação: Rogério Artoni; Suplente: Priscila Santaa
- Simplifica.CI: Karla de Melo; Suplente: Edelcio Molina
Comitês de Estudos Temáticos
Anualmente, a Aberje propõe uma série de encontros a partir da formação de grupos fixos de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje. São comitês temáticos compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 membros-titulares. Os integrantes se reúnem com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. Os processos de inscrição e seleção são realizados no início do ano e nesta edição foram mais de 236 candidaturas para as 90 vagas nos três comitês.
Para este ano, foram constituídos três grupos: Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa; Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG e Comitê Aberje de Comunicação Interna e Marca Empregadora.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática