Programa da Arteris promove ações para um ambiente de trabalho diverso e inclusivo
A Arteris, especialista em gestão de rodovias e uma das maiores empresas de infraestrutura do país, desenvolveu, ao longo do último ano, uma série de ações, como workshops e campanhas institucionais, voltadas à promoção de um ambiente de trabalho plural, positivo e livre de discriminação com a criação do seu Programa de Diversidade e Inclusão. Ao completar um ano de programa, a empresa comemora suas iniciativas e já elabora uma agenda de atividades alinhadas aos seus valores institucionais e pautada em temas de conscientização ligados aos seus pilares, que são: Raça, Gênero, LGBTI+, Pessoa com Deficiência e Geração.
Em 2023, a Arteris se prepara para colocar em prática algumas atividades que buscam fortalecer a compreensão relacionada às diferenças, bem como garantir que seus processos de trabalho estejam ainda mais alinhados à valorização da vida e ao bem-estar de todos.
A Semana Nacional do Orgulho LGBTI+, em 2021, foi um exemplo de momento de troca de muita informação e aprendizado. O período foi utilizado para promover diferentes ações, entre elas um workshop online conduzido pelo consultor de diversidade e inclusão Guilherme Bara. Na oportunidade, o profissional também fez um plantão de dúvidas para os colaboradores, entre os temas foram citadas as diferenças entre os termos orientação sexual e identidade de gênero, e lembrou algumas datas alusivas ao pilar, como o Dia da Visibilidade Trans, celebrada recentemente no Brasil em 29 de janeiro. No ano passado, Danielle Torres, a primeira executiva trans do país, foi convidada para dar uma palestra na empresa e contar sua trajetória profissional.
Censo de Diversidade
O Programa de Diversidade e Inclusão da Arteris está ligado à cultura organizacional e aos valores institucionais da empresa, como a valorização da vida e relações de confiança, que prezam pelo bem-estar das pessoas, dentro e fora do trabalho, e também pelo respeito e o cuidado. E, para conhecê-las melhor, ainda no ano passado foi realizado um censo que contou com a participação de 80% dos 4.500 colaboradores das sete concessionárias administradas pelo grupo. Elas estão em diferentes regiões de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
O levantamento do censo também foi essencial para definir as frentes de atuação do programa, que incluiu como etapa a eleição de grupos focais com integrantes responsáveis em desenvolver e disseminar localmente ações vinculadas aos pilares de diversidade e inclusão. “O motivo de integrar os próprios colaboradores na construção estratégica do programa é porque acreditamos no trabalho em equipe como forma de estimular a diversidade, inclusive de ideias, para mostrar que, juntos e com respeito às diferenças, podemos acelerar ainda mais nossas conquistas”, comenta Roberto Paolini, diretor executivo de Pessoas e Organização.
A Norma de Diversidade e Inclusão também foi resultado desses primeiros passos para a consolidação do programa e funciona como um guia a ser seguido pelos colaboradores. Nele há diferentes diretrizes e o reforço da importância da participação de todos para tornar o ambiente mais diverso, inclusivo e livre de preconceitos. “Priorizamos a vida de quem utiliza as rodovias e também de quem trabalha para torná-las seguras. Por isso acreditamos que cuidar e estimular para que nossos colaboradores sejam autônomos, responsáveis e que respeitem as diferenças seja mais um dos caminhos que os estimulem a se preparar para vencer novos desafios e ajudar a encontrarmos as melhores soluções para nossos negócios”, explica Flávia Tâmega, diretora Jurídica e de Compliance e sponser do pilar LGBTI+.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país