A alquimia da tecnologia com a comunicação
Sabe aquela máxima de que água e óleo não se misturam? Pois é. É exatamente assim que muita gente vê tecnologia e comunicação. Dois mundos diametralmente opostos onde as pessoas pensam e fazem tudo diferente. E não é que a minha experiência mostra que geralmente é assim mesmo? Mas a realidade nua e crua é que juntar esses dois mundos é inevitável e a cada ano que passa será cada vez mais.
E como é então que conseguimos fazer projetos digitais de comunicação sem ter um ataque cardíaco ou iniciar uma terceira guerra mundial? Temos alguns caminhos para essa resposta, que separo em 8 principais pilares.
- Confiança nos saberes dos profissionais envolvidos
Se você tem uma equipe de comunicação qualificada, que entende do que está falando, ela vai saber direcionar corretamente os requisitos necessários para a equipe técnica. Da mesma forma, uma excelente equipe técnica será capaz de orientar a comunicação quanto às “armadilhas” que podem aparecer no lançamento de uma nova ferramenta. Se você não confia na equipe que está envolvida no projeto, nem comece os trabalhos. É cilada na certa.
- Respeite os processos de cada time
Cada equipe tem seus procedimentos. Não questione a forma de trabalhar do colega antes de entender no detalhe o porquê daquele processo. À primeira vista a aprovação do fulano ou o freezing do ciclano podem parecer extremamente inconvenientes, mas antes de olhar o copo meio vazio, entenda que muitas pessoas já passaram por inúmeras situações para que o processo tenha sido desenhado daquela forma.
- Gestão de projetos
Combinado não sai caro, né? Não esqueça de ter uma pessoa responsável pela gestão geral do projeto. Idealmente é essa pessoa quem vai registrar todos os acordos, fazer as atas, criar periodicamente um status report, acompanhar o cronograma e as entregas e registrar todo o necessário para que todas as partes envolvidas saibam como está o andamento, o que deve ser feito e quem deve fazer. Se puder ser uma pessoa “neutra”, melhor ainda. Não divida esse papel em mais de uma pessoa. As informações se perdem e o projeto não anda.
- Pontos focais responsáveis
É essencial ter uma (sim, apenas uma) pessoa responsável pelo projeto por parte de comunicação e uma por parte de TI – assim como na figura do gerente de projetos, a responsabilidade do ponto focal não pode ser dividida. Claro que ele pode aprovar coisas com pessoas acima dele ou pode (e deve) envolver stakeholders sempre que necessário, mas o fluxo de informação deve vir sempre do mesmo representante em cada uma das áreas. Dessa forma, o histórico é mantido e o projeto flui muito melhor.
- Documentação
Todo projeto técnico tem uma especificação funcional e uma especificação técnica. Ler esses documentos (a comunicação geralmente fica com a funcional e a TI com a técnica) é extremamente importante para saber se o que foi pedido está sendo entregue corretamente. Sei que às vezes são documentos de dezenas ou até centenas de páginas, mas não faça leitura dinâmica e não delegue, o responsável pelo projeto e os pontos focais devem ler tudo e estar cientes e de acordo com o que está descrito ali. Esses documentos são a bíblia dos desenvolvedores em um projeto. Se não está escrito, não assuma nada, pergunte e peça o ajuste enquanto ele depende apenas uma breve edição no Word (rsrsr).
- Foco no business case
Todos os envolvidos no projeto estão cientes do porquê ele está sendo feito? Se a resposta é não, tem algo errado. Saber as razões que motivaram o projeto, quais os benefícios que ele traz e quem está patrocinando a iniciativa é muito importante para todos, não apenas para a alta gestão. Além disso, saber o porquê é essencial para saber se deu certo e se valeu a pena o investimento. Após o lançamento do projeto, avalie se o que foi previsto de ganho, de fato foi concretizado.
- Entendimento das questões tecnológicas
Um projeto de tecnologia, por mais complexo que pareça, não pode ser uma caixa preta. Se você é de comunicação e está a frente de um projeto desses, não tenha vergonha de perguntar mil vezes a mesma coisa até entender como funciona. É claro que você não precisa saber a linha do código desenvolvida, mas precisa sim entender todas as regras de negócio, como cada informação chega a cada parte da ferramenta, como faz caso precise alterar no futuro, como pedir acesso, caso tenham usuários administradores, enfim, há muito o que entender em qualquer desenvolvimento técnico e você de comunicação não pode ficar de fora.
- Contar com parceiros aptos a te ajudar
Não tem o conhecimento dentro de casa? Não é vergonha nenhuma contar com especialistas no assunto. Procure parceiros que consigam ajudar de ponta a ponta, desde o planejamento e conteúdo até o desenvolvimento e entrega final. Isso vai diminuir muito a dor de cabeça na hora de tocar um projeto misto tec + com. Verifique as credenciais desse parceiro e garanta que ele tem profissionais competentes de ambos os lados.
E por último, uma dica que não é de projeto, mas de vida. Se divirta! Comemore todas as conquistas e, se tudo deu certo, pontos para você! Não é fácil, mas entregar um projeto desafiador é gratificante demais.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática