Como a produção de conteúdo digital gerou 1.100% de aumento de tráfego orgânico
O marketing de conteúdo é um segmento fascinante da comunicação. Ele suspende as contradições entre marketing e jornalismo e permite que as duas disciplinas se complementem e se reforcem. Saem ganhando os consumidores/leitores e as marcas/publishers com a transparência, a qualidade da informação e a conexão genuína.
Foi por causa disso que de repórter de TV passei a me dedicar exclusivamente ao marketing de conteúdo. Mesclando a experiência nos dois mundos, agora é possível ajudar clientes a multiplicar sua audiência e relevância.
Como a produção de conteúdo digital e o jornalismo se completam?
Tudo gira em torno de uma metodologia criada com base em boas práticas da produção de conteúdo jornalístico e de material para ações de marketing. Ela combina os pontos fortes dessas duas técnicas de conteúdo, desde o mapeamento de oportunidades e o planejamento, até o enriquecimento dos materiais, a publicação e a mensuração de resultados. Aplicada a um projeto de conteúdo fundamentado em inbound marketing, os resultados são exponenciais.
Planejamento de conteúdo digital
A abordagem estruturada do marketing para a geração de uma estratégia consistente de criação, com análises aprofundadas sobre o público-alvo, suas dores e objetivos do negócio, torna-se fundamental para o sucesso de um projeto de conteúdo.
Ela cria um alicerce sólido para o trabalho, pautado na qualidade e transparência do conteúdo que, enriquecido por técnicas avançadas de otimização, aproxima o cliente e alimenta o funil de conversão da marca. Esse alicerce passa, ainda, pelo planejamento de cada conteúdo e segue três dimensões – etapa do funil, tipo de conteúdo e sua “temperatura”.
Apuração e redação no jornalismo online
Entra, então, o trabalho jornalístico de apuração, escuta e produção. Com o público-alvo e a etapa do funil definidos, torna-se claro qual o tipo de conteúdo é o mais adequado e se ele deve ser “quente” (factual) ou “frio” (produzido).
A técnica jornalística ainda garante que o material não será visto pelo consumidor como mera propaganda, mas sim como algo útil e interessante – independentemente da origem. Essa percepção, porém, não impede que o conteúdo ofereça conexão com produtos e serviços da marca, tornando-se um eficiente formato para conversão.
A prática jornalística de apuração e escuta é importante, ainda, para contribuir para um calendário editorial mais diverso, com bom balanço entre conteúdo produzido e factual, quente e frio.
A partir do monitoramento de assuntos, comum no mundo jornalístico, a marca pode identificar temas que sejam relevantes para seu público e passar a produzir conteúdo para “surfar” no tópico – elevando ainda mais a relevância para seus clientes.
Conteúdo de qualidade e metodologia inbound: o segredo para o sucesso
O trabalho do conteúdo via inbound marketing é bastante beneficiado pela percepção positiva do cliente em relação ao que a marca oferece. Essa relação não é criada imediatamente, mas resulta de um projeto bem estruturado e com princípios sólidos. Ponderar diversos fatores é a chave para o sucesso de um projeto desses.
Muitas vezes, o próprio time interno de uma marca pode ter as competências necessárias para tocar a iniciativa, porém, sem dedicação completa, as chances de algo ficar de lado e afetar o resultado são grandes.
Qual é o segredo para um crescimento de mais de 1100% em tráfego orgânico?
No caso do cliente para o qual conseguimos elevar em mais de 10 vezes o tráfego orgânico de seu hub de conteúdo, a gestão do projeto foi realizada pelo nosso time, criado especificamente para esse projeto.
Com essa abordagem, conseguimos não apenas garantir total atenção ao projeto, como também liberar o time interno de marketing do cliente para que pudesse se concentrar em suas próprias responsabilidades. Para esse cliente, o benefício não veio apenas no aumento de tráfego.
Graças ao trabalho de enriquecimento de conteúdo, baseado na análise constante dos dados obtidos com o consumo de cada material editorial, a relevância também cresceu significativamente. Em um ano de trabalho, o total de palavras-chave ranqueadas via trabalho de SEO aumentou quase nove vezes.
Outra conquista expressiva a partir deste projeto foi a geração de uma economia equivalente a R$ 5 milhões com a compra de termos no Google via mídia paga. Ou seja, por meio da estratégia de conteúdo, foi possível indexar palavras-chaves sem a necessidade da empresa desembolsar toda essa quantia para aparecer em posições de destaque no Google.
O marketing de conteúdo é, de longe, a forma mais barata de impactar um público-alvo, de criar uma conexão desintermediada e transparente com ele, o que se traduz em aumento de audiência e na conversão e fidelização de clientes.
O marketing de conteúdo é, de longe, a forma mais barata de impactar clientes e criar uma conexão desintermediada e transparente com eles que, com o tempo, se traduz em conversão.
Quando bem feitos, projetos dessa natureza constroem e demonstram a experiência e a autoridade da marca, alimentando um ciclo positivo para o negócio. A revolução do conteúdo não é novidade, mas muitas marcas ainda não se deram conta do potencial impacto e das oportunidades à mão.
O que significa, também, que este é um momento perfeito para mergulhar de cabeça nessa tendência e aproveitar o que esse fascinante mundo do marketing de conteúdo tem a oferecer. Por essa razão, eu te convido a conhecer aqui um case completo sobre essa disciplina apaixonante. Boa leitura!
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