Arena de Ideias debate o resgate da estética brasileira e a Copa do Mundo
Neste ano, mesmo antes das eleições presidenciais, os brasileiros observaram um esforço de vários setores da sociedade – da classe artística, de candidatos, de partidos e de marcas – para promoção do uso universalizado dos símbolos nacionais e das cores da bandeira nacional. De Anitta à Ludmilla, passando pelo cantor Djonga e marcas como a Nike, buscaram se reconectar publicamente com as cores da bandeira e com o orgulho de ser brasileiro, independentemente da opção político-partidária.
Com a proximidade da Copa do Mundo, a tendência apelidada de “Brazilcore”, ou “Brazil Aesthetic” tem invadido as vitrines e as redes sociais dos influenciadores. Ela desvincula o verde-amarelo-azul dos movimentos políticos e almeja que todos voltem a usar os símbolos nacionais. Já na política, o presidente eleito Lula já disse publicamente que quer resgatar as cores nacionais para todos os brasileiros. Durante a campanha eleitoral, ele trocou o clássico vermelho do Partido dos Trabalhadores pelo branco e ostentou a bandeira nacional.
As cores e os símbolos nacionais, no entanto, para milhares de brasileiros, foram definitivamente “raptados” pela direita, e, em especial, por Jair Bolsonaro, tornando-se símbolo de um nacionalismo conservador de ultra-direita.
Para conversar sobre esse sequestro de signos, o Arena de Ideias traz para o debate online, com a mediação de Denise Mello, Gerente de Comunicação da Oficina Consultoria, a ex-pivô e medalhista da seleção brasileira de basquete, Marta Sobral, o publicitário Fred Albuquerque, executivo de marketing do Mineirão, e o designer e diretor de arte Raffa Baggas, militante do design político.
Afinal, é possível resgatar os símbolos nacionais para o uso de todos os brasileiros, independentemente de sua vertente política? Vestir o amarelo da seleção Canarinho pode voltar a significar apenas o amor à seleção de futebol e não uma ode ao conservadorismo?
O Arena de Ideias é o webinar quinzenal, aberto ao público, promovido pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, que traz nomes de relevância no mercado para debater assuntos atuais e que estão em pauta na sociedade brasileira. Pode ser assistido pelo Youtube e pelo Linkedin.
SERVIÇO:
Arena de Ideias Oficina #101 | Tema: “Copa do Mundo e o resgate da estética brasileira” Dia e Horário: 24/10 (quinta-feira), às 9h30. Assista também no Youtube e no Linkedin da Oficina Consultoria.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?