Programa Parcerias Sustentáveis promove empreendedorismo, diversidade e inclusão
Empreendedores de negócios sociais podem se inscrever no Parcerias Sustentáveis 2023 até 15 de novembro. O programa da AngloGold Ashanti já beneficiou mais de 40 mil pessoas em Minas Gerais e Crixás (GO). A partir de aportes financeiros, consultoria e capacitação para o empreendedorismo, projetos como o Ojú e o Compre de Uma Mãe estão mudando vidas. Vamos conhecê-los?
Integrante do Parcerias Sustentáveis pela categoria de diversidade, o Ojú faz parte do Coletivo Corporeidade, uma produtora de conteúdo audiovisual independente, focada no discurso e comunicação da expressão corporal negra e suas performances ancestrais. O projeto foi criado pela Massuelem Cristina, 30 anos, artista visual, pesquisadora, curadora e gestora cultural. Assim como tantas profissionais na área, ela tinha dificuldades em gerenciar a própria carreira e se incluir no mercado comercial de artes visuais.
A partir deste ano, com o ingresso no programa da AngloGold Ashanti, o Ojú está concebendo um selo de produções para comercialização de produtos artísticos em uma loja virtual. O objetivo é gerar renda e visibilidade para artistas autodeclarados negros, indígenas e LGBTQIAP+.
“O investimento do Parcerias Sustentáveis vai para a criação de uma plataforma para venda de fotocópias, prints e obras de arte de fotógrafos, pintores, bordadeiras e profissionais de demais nichos e expressões artísticas”, conta Massuelem, que prevê o lançamento da ferramenta em dezembro de 2022.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA