11 de outubro de 2022

Curso sobre Linguagem Inclusiva na Escola Aberje marca a volta dos cursos presenciais

Instrutora Vivian Rio Stella explica o que é inclusão a partir da escolha de vocabulário

Instrutora Vivian Rio Stella explica o que é inclusão a partir da escolha de vocabulário

Participantes do curso Linguagem Inclusiva

O curso Linguagem Inclusiva: Para além do “Todes”, da Escola Aberje de Comunicação foi o primeiro que ocorreu de forma presencial após a pandemia. A aula foi ministrada pela linguista Vivian Rio Stella, no dia último dia 7. Na opinião da gerente da Escola, Emiliana Ribeiro Pomarico, a presença dos alunos na sede da Aberje traz uma outra atmosfera ao lugar. “Aos poucos vamos retomando os cursos presenciais, que são importantes para a sociabilização dos participantes e maior integração entre professores e alunos”.

“A gente vê muitas ações pró-diversidade, mas quando se trata da linguagem, existe uma grande aversão a usar alguns tipos de palavras ou estratégias de escrita ou de fala, dúvidas sobre o que é correto ou não”, comenta. “A intenção do curso é levar critérios de base, de conceito do que é língua, do que é linguagem inclusiva, que vai muito além do uso do ‘todes’, do ‘obrigades’ e do ‘bem-vindes’ e mostrar as diferentes estratégias para que as pessoas usem realmente uma linguagem inclusiva em apresentações, com imagens ou texto que contemplem essa escolha pela inclusão”, frisa a instrutora.

O curso tem carga horária de três horas e é ideal para pessoas que trabalham com comunicação e produzem textos que têm um amplo efeito para a cultura da organização. “O conteúdo é embasado na ciência da linguagem, que é a linguística, para que as pessoas tomem suas próprias decisões e tenham critérios e parâmetros melhor definidos para não entrarem numa onda ou modismo e, de repente,acabar criando mais exclusão e preconceito e entender inclusão na sua totalidade e não só por uma questão de gênero neutro ou da discussão não-binária”, explica Vivian.

  • COMPARTILHAR: