VLI divulga seu segundo Relatório de Sustentabilidade
A publicação trata de temas como governança corporativa, desempenho econômico-financeiro e gestão socioambiental
Para fortalecer a conexão com todos os seus públicos de relacionamento, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – apresenta seu segundo Relatório de Sustentabilidade em conformidade com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O relatório anual da companhia reforça seu compromisso com a transparência da sua jornada de sustentabilidade.
O documento compreende o período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021 e seu conteúdo completo pode ser conhecido em https://www.vli-logistica.com.br/esg/sustentabilidade-e-compromisso-esg/relatorio-2021/. O relatório trata de temas como governança corporativa, cultura e gestão de pessoas, desempenho econômico-financeiro, saúde e segurança, segurança operacional, transformação digital e inovação, premiações, indicadores socioambientais e de segurança.
“Ao longo de 2021, a VLI manteve sua trajetória de evolução nos pilares socioambientais, em governança corporativa e em diversas outras frentes, sempre com consistência e intencionalidade. Isso reflete a maturidade da companhia ao percorrer a jornada que a levará, a cada ano, ao sucesso do seu negócio, criando e compartilhando valor com empregados, acionistas, clientes, fornecedores e comunidades”, afirma a diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI, Rute Melo Araújo.
Destaques
No ano passado, a VLI lançou sua Agenda ESG, intitulada “VLI para o amanhã – conexões para um mundo melhor”, que conta com compromissos totalmente alinhados à estratégia da companhia e à sua vocação para transformar. Entre eles estão: contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, reduzindo em 15% a emissão de gases de efeito estufa, por tonelada transportada; reduzir em 20% o consumo de água nova nas operações; sensibilizar 100% de clientes e fornecedores críticos em temas de Ética e políticas de inclusão da VLI; alcançar e manter índice de 60% de contratação de fornecedores locais; alcançar 30% de mulheres em cargos de alta liderança, a partir de gerência, até 2025. Esses compromissos também estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que levou a empresa a aderir ao Pacto Global da ONU.
Em 2021, apesar do cenário inflacionário observado no ano passado, a receita líquida da companhia atingiu o patamar de R$ 6,5 bilhões, o que representa uma alta de 15,8% no comparativo a 2020. A receita líquida cresceu impulsionada por melhores tarifas nas ferrovias, pelo mix de fluxos e pelo aumento dos volumes movimentados nos portos, com crescimento de 5% em relação a 2020.
Neste mesmo período, por sua vez, os investimentos em ativos imobilizados e intangíveis atingiram R$ 1,6 bilhão e os recursos foram alocados em projetos para aumento de capacidade, manutenção e modernização dos ativos operacionais, além de projetos de meio ambiente, saúde e segurança.
Além disso, em 2021 a VLI transportou na malha ferroviária 59 milhões de toneladas, superando os 56,9 milhões de 2020. O volume de cargas movimentadas nos portos também aumentou e chegou a 43 milhões de toneladas.
Legado
O ano de 2021 ficará marcado na história como o momento em que foram consolidadas diretrizes para fazer do sonho de transformar a logística do Brasil uma realidade que trará benefícios para a companhia, os clientes e a comunidade. Para ser referência em sustentabilidade, a empresa tem como aliada a inovação.
Um exemplo é o Fuelytics, ferramenta digital criada em jornadas internas de intraempreendedorismo da companhia, que viabiliza a redução no consumo de combustível nas locomotivas a partir de modelagem matemática de dados. Apenas em 2021, o Fuelytics gerou economia de 1,2 milhão de litros de diesel, evitando a emissão de quase 3 mil toneladas de CO2 na atmosfera. A capilaridade e dispersão geográfica da VLI dá, ainda, a oportunidade de gerar desenvolvimento e deixar legado nas comunidades onde ela está presente.
Compromissos
Há 11 anos, a VLI pratica sustentabilidade no dia a dia de suas operações e nas relações com todos os seus públicos. De acordo com a diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade, a transformação está no DNA da empresa que, ao transportar as riquezas do país, seja pela malha ferroviária, portos ou terminais, alia o desenvolvimento econômico à construção de uma sociedade mais ética, sustentável, diversa e inclusiva.
“A VLI tem como propósito transformar a logística brasileira, sempre gerando valor a seus stakeholders e deixando um legado ao planeta. A opção por essa trajetória de sustentabilidade genuína leva a empresa a evoluir a cada ano”, comenta.
Em consonância com essa agenda, a VLI se compromete com importantes movimentos como o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos; o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil; e o Pacto Global da ONU. Com os compromissos ESG assumidos, a VLI contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Governança
Na VLI a governança corporativa é colocada em quatro dimensões: aprimoramento das decisões dos órgãos de administração e gestão; cultura e confiabilidade; transparência e prestação de contas; e direitos dos acionistas. Os órgãos de Governança da companhia são compostos pela Assembleia Geral, Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento, Diretoria Executiva e Comitês de Gestão.
Cultura e confiabilidade fortalecem o sistema de governança. Há órgãos independentes para garantir a confiabilidade das informações, como auditorias internas e externas. Por meio do Canal de Ética, é assegurado o poder de fala de todos os empregados. Tudo isso tem o objetivo de manter a melhor cultura organizacional. Por sua vez, a transparência e prestação de contas propiciam qualidade das informações financeiras e não financeiras, garantindo melhor comunicação com todos os stakeholders.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país