Livro que propõe nova visão para o futebol será lançado no próximo dia 27
“Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma”, de coautoria dos sócios da Universidade do Futebol, analisa relatos e experiências de 66 craques, entre jogadores, ex-jogadores, treinadores, dirigentes e profissionais ligados ao futebol
“Futebol não se faz sem dinheiro. Tampouco se faz apenas com dinheiro”, diz a CEO da Universidade do Futebol, Heloisa Rios, que junto com os sócios João Paulo Medina e Rafael Lacerda, lança o livro Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma. O trio convida o país a sair da máxima de que o futebol é um esporte de paixões e de milhões para pensá-lo de forma estratégica, como mola propulsora de transformação econômica, social e cultural.
O futebol é uma indústria que movimenta mais de 50 bilhões de reais por ano, o equivalente a cerca de 0,72% do PIB. É um grande negócio. Porém, os números estão aquém do seu potencial. Baseada em pesquisas, a publicação conclui que a riqueza gerada pelo esporte poderia ser o dobro da atual, ampliando significativamente os atuais 156 mil postos de trabalho vinculados à atividade.
O que fazer para que o futebol brasileiro seja, de fato, ferramenta de inclusão e transformação da sociedade? Como desenvolver a indústria de forma ampla, para além das 4 linhas? O que a SAF reserva aos clubes brasileiros e quais os entraves para que uma gestão moderna e eficiente seja implantada? Como as marcas de um dos maiores patrimônios brasileiros podem ser valorizadas, gerando retorno comparado ao que se vê no mundo?
Buscar respostas para essas e outras perguntas foi o apito inicial para que João Paulo Medina, Heloisa Rios e Rafael Lacerda, sócios da Universidade do Futebol, compusessem um mosaico de visões e vivências de 66 nomes, craques dentro e fora das quatro linhas, na obra “Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma”. O livro será lançado nesta terça-feira (27), às 19h00, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo.
O livro traz insights e explora a vivência de craques como Alex de Souza (ex-Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, atualmente treinador), Aline Pelegrino (ex-jogadora e coordenadora de Competições Femininas da CBF, Fernandinho (ex-Manchester City, recém-contratado pelo Athletico-PR), Fernando Diniz (técnico do Fluminense), Mauro Silva (campeão do mundo em 1994 e atual vice-presidente da Federação Paulista de Futebol), Paulo Roberto Falcão (ex-atleta e treinador) e de gestores como Ana Lorena (coordenadora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol), Alexandre Matos, Constantino Júnior (vice-presidente da Liga do Nordeste), Daniela Alves, Michel Mattar (Líder de Projetos na CBF Academy), Rodrigo Caetano, Rui Costa e Paulo André, dentre outras personalidades do esporte.
Na visão dos especialistas, o investimento nas categorias de base é muito baixo, falta espírito coletivo entre os clubes, há resistência ante novas tecnologias e, principalmente, falta boa gestão. “A proposta do livro é fazer o mercado enxergar o esporte além do jogo de domingo”, explica Heloisa. Na visão da CEO, um dos maiores gargalos do futebol são as rupturas nas gestões dos clubes, entidades associativas em que os conselhos deliberativos têm muito poder. Grupos rivais que se alternam na direção e a regra é desprezar tudo que o antecessor fez. Isso é inviável quando se tem em vista a estratégia e o planejamento de longo prazo.
Lançamento: Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma
Data: 27/09
Local: Livraria da Vila – Shopping Higienópolis
Hora: 19 às 21h30
Valor: R$59,90
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática