11 de agosto de 2022

Com a Natura, Amazônia transborda no Rock in Rio Brasil 2022 em ações que unem experiências sensoriais, engajamento social e impacto positivo

Ativações da marca convidam o público a conhecer outras dimensões da Amazônia e a se engajar pela floresta em pé ao fazer escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta

Crédito: divulgação

Natura e Rock in Rio Brasil novamente unem forças por um mundo melhor e mais bonito. A parceria, iniciada na última edição, foi renovada com o propósito de mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. “Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que tem um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura. O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), e deve receber cerca de 700 mil pessoas durante os sete dias do evento.

No seu retorno à Cidade do Rock, a marca faz um convite para que mais pessoas se encantem e se engajem pela Amazônia Viva. “A Natura entende que a Amazônia em pé é uma chave, urgente e importante, para a construção de um mundo mais bonito. Por isso, em todas as experiências da marca ligadas ao festival, o público será convidado a se encantar com o vasto universo multicultural da Amazônia. É um convite para a transformação individual e coletiva que queremos ver no mundo. E, a partir dessa vivência, queremos mobilizar o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta”, afirma Maria Paula Fonseca.

Um dos destaques é a NAVE, a atração co-criada entre o Rock in Rio e a Natura. Após a colaboração inédita em 2019, que teve como tema a conexão entre o presente e o futuro, a NAVE volta à Cidade do Rock para mostrar uma Amazônia que fala em primeira pessoa, que é plural, feminina, contemporânea, ancestral e periférica, e que transborda arte e cultura.

As ações programadas pela marca começam com a campanha “Transborde Amazônia”, que vai levar para a TV, OOH e digital uma Amazônia ainda desconhecida pela maioria do público. A região também será pauta em diversos programas de TV na Globo e no Multishow, que fazem a transmissão oficial do Rock in Rio; como parte da campanha, no shopping RioSul, a Natura fará uma ação que premia consumidores com ingressos para o festival; na Cidade do Rock, o Portal Natura, assinado pelo arquiteto Marko Brajovic, será uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões; na loja Pop Up Natura, o público pode experimentar e comprar produtos icônicos da marca, como as linhas Ekos e Faces. Além disso, a Natura também promoverá experimentação de produtos Faces e Ekos com distribuição de brindes customizados durante o festival.

“Nossa campanha e as experiências no festival são um reflexo da profunda relação da Natura com a Amazônia. Há mais de 20 anos presentes na região, nos encantamos com a riqueza, com as pessoas e com a abundância da floresta. Desde então, desenvolvemos um modelo de negócios único baseado na sociobiodiversidade, que une ciência, tecnologia e inovação ao conhecimento tradicional, gerando desenvolvimento socioeconômico e valorização cultural do território. Queremos promover esse mesmo encantamento nos nossos espaços, conteúdos e com os nossos produtos da linha Ekos, que além de terem um sensorial incrível, envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta”, conta Denise Coutinho, diretora de Marketing Brasil.

Mobilização pela Amazônia

O compromisso da Natura com a Amazônia Viva vai além do festival. Além de promover a sensibilização pela floresta em pé, a Natura também apoia iniciativas de combate à desinformação e de monitoramento de dados. Em setembro, o portal PlenaMata criado em parceria com MapBiomas, InfoAmazonia e Hacklab, o PlenaMata, evolui para se tornar uma plataforma global de engajamento com campanhas e ações concretas para agir pela conservação da floresta. O PlenaMata torna-se uma plataforma global e trilíngue de engajamento e mobilização pela Amazônia Viva, acompanhando em tempo real o desmatamento na Amazônia, além de fornecer informações e notícias pela conservação da floresta em pé.

Além de notícias e informações sobre desmatamento, um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de dados atualizados diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos. O objetivo é chamar a atenção para a urgência do tema e mobilizar a sociedade em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta.

Neste ano, a Natura também está apoiando o projeto de lei de iniciativa popular “Amazônia de Pé”. Liderada pela ONG Nossas em parceria com lideranças locais, cientistas e especialistas em Amazônia de todo o Brasil, o texto prevê destinar 57 milhões de hectares de florestas públicas na região para a sobrevivência do bioma e a segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e da reforma agrária. Para se tornar lei, o projeto tem o desafio de coletar 1,5 milhão de assinaturas físicas.

Para somar esforços, a Natura está mobilizando a sua rede de parceiros, consumidores, colaboradores e Consultoras de Beleza a agir positivamente pela Amazônia e engajá-los na coleta de assinaturas em diversos pontos de contato da marca com o público, incluindo lojas físicas, escritórios e eventos internos. Durante os sete dias do evento, quem visitar as ações da Natura no festival, poderá também se engajar pela Amazônia de Pé.

A adesão da Natura à proposição reforça o compromisso firmado pela empresa com a Amazônia e estabelecido na Visão 2030 de Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), plano abrangente do grupo para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, como a crise climática e a proteção da Amazônia. Entre as metas, está ampliar de 2 milhões para 3 milhões de hectares de floresta a área que contribui para conservar em parceria com as comunidades e também mobilizar esforços coletivos para zerar o desmatamento na Amazônia até 2025.

  • COMPARTILHAR: