Pesquisa em comunicação: 6 questões para as melhores práticas

Como construir o planejamento do diagnóstico e medição em qualquer programa de comunicação?
Outubro: mês dos planejamentos de comunicação na maior parte das empresas. Como acomodar os diferentes eventos, ações e garantir diagnósticos que permitam afinar a melhor forma de atingir os objetivos de comunicação e as métricas adequadas que garantam o monitoramento e contribua para demonstrar (e justificar) os resultados esperados.
Para isso, algumas questões devem ser respondidas:
- Você tem um projeto com medição? Ele obedece às melhores práticas da área?
- Você tem profissionais de comunicação com conhecimento em diagnóstico, medição e mensuração que participam do planejamento de sua empresa? Ou ainda, você tem um consultor, profissional da área, agregado ao processo?
- Você projetou um bom cronograma para o planejamento (diagnóstico), para o monitoramento e para a medição?
- Quais são as perguntas importantes a fazer e/ou dados a reunir e/ou egos a enfrentar antes de planejar o diagnóstico, monitoramento e medição?
- Você sabe escrever briefings para concorrências e RFPs que envolvam diagnóstico, monitoramento, medição e avaliação?
- Você conhece as políticas da empresa importantes para negociar um projeto de diagnóstico ou medição para o planejamento de comunicação?
A final destas seis questões é possível que percebamos que fizemos a pergunta errada! O planejamento do diagnóstico, monitoramento ou medição deve ser parte integrante e obrigatória do planejamento de qualquer programa de comunicação. Idealmente, o planejamento para o diagnóstico e medição e o planejamento estratégico devem acontecer ao mesmo tempo.
Uma vez que isso seja compreendido, a pergunta mais apropriada será: “Como construir o planejamento do diagnóstico e medição em qualquer programa de comunicação?”.
Destaques
- Com apoio da Aberje, Jota lança iniciativa para promover o debate da segurança jurídica e regulatória
- Em artigo para o Poder360, membros da Aberje analisam legado da comunicação na COP30
- Reunião do Lidercom discute o uso da IA na comunicação corporativa
- Hydro associa-se à Aberje
- Com patrocínio da Petrobras, Labs de Comunicação e curso da Escola Aberje exploram temas ligados à cultura e ao esporte
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Quando a educação também faz a diferença nos processos de comunicaçãoLuis Alcubierre Comunicação Interna: fundamento estratégico e legado organizacionalLeila Gasparindo Comunicação Interna como Prova de Cuidado: segurança psicológica é também uma direção organizacionalVinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?