O conteúdo é o Rei e a atenção um desafio
A multiplicação dos formatos de distribuição geram novas oportunidades para a Comunicação e o Marketing. A relação entre marcas e consumidores, muitas vezes mediada pelos influenciadores, tem as redes sociais como destino. E nelas o vídeo se mostra a melhor forma para contar histórias e transmitir conteúdos.
Nessa sociedade altamente digitalizada, o Brasil é um dos países mais conectados do mundo e líder no consumo de vídeos nas redes sociais. Levantamento desenvolvido pela Provokers, para o Google – publicado no Meio&Mensagem em 13 de setembro -, identificou que os brasileiros já assistem quantidades de tempo equivalentes na TV e na internet. Em apenas três anos, o consumo de vídeos na web cresceu 90,1%. No mesmo período, o consumo de TV aumentou 3,1%. Do total dos entrevistados 84% já utilizam o smartphone para assistir aos vídeos.
O brasileiro é cada vez mais conectado e demostra enorme adesão às redes sociais. Os números são exponenciais:
– Somos, aproximadamente, 139 milhões de internautas,
– 59% dos brasileiros utilizam redes sociais constantemente,
– Metade dos brasileiros acessa a internet por dispositivos móveis,
– Gastamos, em média, 8h50m diárias conectados,
– Dessas 3h40 são nas redes sociais.
Antevendo o fenômeno dos vídeos nas redes sociais, em 2001, a BMW foi uma das pioneiras em trazer produções cinematográficas como conteúdo de marca. A série “The Hire”, com oito curtas metragens, tinha o ator Clive Owen como motorista em diferentes situações. Dirigida por tarimbados profissionais como, Ang Lee, Wong Kar Wai, Guy Ritchie, Alejandro González Iñárritu, John Woo, Joe Carnahan e Tony Scott, esses vídeos até hoje são muito cultuados.
A Volvo repete essa elogiada inspiração, só que agora baseada em vidas reais. Na série “Human made stories” celebra a inovação humana, valoriza storytelling e emociona. Uma belíssima comunicação de marca, criada pela agência inglesa Valenstein & Fatt, para publicação nas redes sociais da companhia suéca e no canal Sky Atlantic. Reitera a filosofia da empresa de que é o ser humano, com seu comportamento, que dirige o mundo e não os carros.
http://www.volvocars.com/uk/about/humanmade/discover-volvo/defiant-pioneers
Veja as belas produções nos vídeos da série:
– Music of the Mind, é sobre uma jovem violinista que sofre acidente que a deixa com graves danos cerebrais.
– Nemo’s Garden mostra pai e filho, sem experiência agrícola, procurando soluções para assegurar boas colheitas.
– Maria e Josefin, mostra a ação de duas pessoas que recuperam e reciclam destroços para preservar o meio ambiente de um arquipélago.
– Erik é sobre o fotógrafo que captura ideias e cria mundos impossíveis que fazem as pessoas pensar.
– Oliver releva os esforços pode mudar a vida de amputados em todo o mundo.
O estudo da Millward Brown, AdReaction 2015, já apontava que o conteúdo era o Rei nas plataformas digitais. Nessa web série da Volvo os veículos são colocados em segundo plano. Os vídeos trazem narrativas de impacto através de pessoas que procuram inovar e vencer adversidades. Com produção cuidadosa e conteúdo diferenciado, agregam a qualidade dos filmes comerciais, bela movimentação de câmera e direção de arte impecável.
Em meio à pulverização da audiência no digital as marcas miram o conteúdo criativo. Nesse ambiente a atenção do público é um valor inestimável. Por isso empresas como a Volvo investem em web séries com narrativas impactantes. O resultado tem sido a boa audiência dessas produções, o compartilhamento nas redes e empatia com seus públicos.
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