09 de setembro de 2015

Líder pra valer comunica bem

Publicado originalmente no LinkedIn, em 09 de setembro de 2015

Quando algum alto executivo me pergunta qual o maior desafio de um profissional de comunicação nos dias de hoje, não perco tempo pensando na infindável lista de tarefas que temos dentro de uma organização e vou direto ao assunto: fazer com que as lideranças da empresa entendam esta como a habilidade que fará deles pessoas melhores. Como é indissociável a pessoa do líder, o mesmo se pode falar do líder e sua natureza. Portanto, deve ser premissa acreditar que no palco do mundo corporativo a atuação da liderança deve ser a mais legítima possível, a mais verdadeira, correta e honesta. Isso já separará bastante o joio do trigo, porque a atitude evidenciará quem sintoniza com esta habilidade e quem apenas tenta imitá-la, mas sem fé e sem alma -, o que no final é a mesma coisa que dizer ausência.

E como o mundo do trabalho não é feito apenas de boas notícias e dias triunfantes, é preciso lidar com as frustrações e ansiedades das pessoas por meio de iniciativas que exigem um tremendo esforço comunicacional. Não é preciso conhecer tecnicamente do assunto, mas é necessário e recomendável que os líderes na organização acreditem no poder da palavra e, tão importante quanto, no modo de usá-la.

É interessante que o comando das empresas pergunte a respeito do maior desafio que um profissional acredita ter. Mas a questão mais premente para o CEO deveria ser: “preciso fazer com que os líderes da companhia que dirijo sejam capazes de influenciar e engajar as equipes pela causa que lutamos”. Quando esse momento sublime lhe for apresentado, comunicólogo, lembre-se sempre do adesivo colado no carro de alguns especialistas e, com toda a fé, responda: “pergunte-me como”.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luis Alcubierre

Luis Alcubierre é executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Governamentais há mais de 25 anos e hoje atua como conselheiro para a América Latina da Atrevia, agência espanhola de PR e Corporate Affairs, além de liderar o escritório Advisor Comm. É também palestrante, mediador e mentor. Formado em Comunicação Social pela FIAM, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela FIA-USP, com diversos cursos de gestão de liderança e negociação realizados em instituições como IESE, Berlin School of Creative Leadership, Columbia Business School, Universidad Adolfo Ibañez, Escuela Europea de Coaching, Fundação Dom Cabral, IBMEC e FGV. Foi diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos de empresas como Kellogg, Pernambucanas e Samsung, onde teve responsabilidades adicionais pela Comunicação na América Latina. No Grupo Telefônica, assumiu a Direção Global de Marca e Comunicação da Atento em Madrid, na Espanha, sendo responsável pela gestão da área em 17 países. Passou ainda por Dow Química, TNT (adquirida posteriormente pela Fedex) e Rede (antiga Redecard), tendo iniciado sua carreira no rádio, nos sistemas Jornal do Brasil e Grupo Estado. Também foi membro do Conselho de associações ligadas às indústrias de alimentos, varejo, vestuário e mercado financeiro, onde teve importante papel negociador em distintas esferas de governo.

  • COMPARTILHAR: