Atitude Digital, antes cedo do que [ou] nunca!
O comportamento precede a tudo. Não adianta ter ferramentas, ter toda tecnologia ao seu dispor se você não tem a atitude digital. E veja, não é uma questão de idade, é uma questão de vontade!
Não, você não entendeu mal o título do artigo. Na era digital em que estamos (ou pós-digital, como diria Walter Longo em que “o digital está em tudo, apesar de tudo não estar no digital”), quanto mais cedo se envolver ou se deixar envolver, melhor.
A plateia à sua frente espera as novidades, não há opção de entrar atrasado e sinto dizer, tal como o coelho de Alice (no País das Maravilhas), você já deve estar atrasado. Movimento maker, internet das coisas, big data, novas mídias, colaboração… Estranho tudo isso? Sim, você definitivamente está atrasado!
Pergunto a você: quem está aí sem um celular? Queira ou não queira, você agora participa da vida alheia. O celular tornou-se uma extensão do seu corpo, como uma nova anatomia: cabeça, tronco, membros e C-E-L-U-L-A -R!
Voltando ao coelho de Alice, ele passa o tempo todo de relógio na mão, repetindo como um mantra: “Ai, ai! Ai, ai! Vou chegar atrasado demais!”
Em outra passagem Alice pergunta: “quanto tempo dura o Eterno?”
Ele responde: “Às vezes, apenas um segundo.”
Nesse mundo digital, o tempo é efêmero. Tudo dura pouco e logo se transforma. O eterno já não importa, existe uma nova versão melhor que a anterior.
Repetindo: não adianta ter ferramentas, ter toda tecnologia ao seu dispor se você não tem a atitude digital.
Talvez esse artigo já esteja defasado quando você estiver lendo.
E aí, esperando o que?
Dedico esse artigo ao meu pai, minha fonte de inspiração e que, aos 82 anos, é a pessoa mais conectada que eu conheço.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática