Tendências globais de consumo para 2016
Começo hoje um novo desafio de trabalho contínuo: pensar, editar e escrever aqui na Plataforma de Comunicação da Aberje sobre tendências de comportamento e tecnologia nas perspectivas brasileira e internacional.
O nome do espaço é propositalmente instigador: afinal, todo exercício de previsão do amanhã pode ser marcado por tremendos acertos e imensos erros. Se formos para o dicionário ‘Futurologia’ significa um conjunto de estudos que especulam sobre a evolução da técnica, da tecnologia, da ciência, da economia, do plano social, com vistas à predição do futuro. Ou ainda o estudo que trata das possibilidades futuras, levando em conta tendências manifestadas no presente. Mas reconheço também que significa estar marcado pela amadora adivinhação.
Bolas de cristal e chás alucinógenos de lado, vou me servir do meu próprio olhar sobre as coisas, mas também de eventos, livros, matérias, vídeos e relatórios de pesquisas, que eu ou qualquer leitor tiver acesso e desejar compartilhar. A proposta é trazer alguma inspiração para o profissional de comunicação e marketing conseguir dar saltos criativos em suas propostas e implementações de projetos de informação e relacionamento nas organizações.
Quero começar resgatando o relatório “As 10 tendências globais de consumo para 2016”, elaborado pela consultora de tendências Daphne Kasriel-Alexander, da Euromonitor International *. Ele aborda didaticamente perfis de pessoas, exemplificando cases de como algumas empresas compreenderam esses perfis e pretendem converter em produtos e serviços para melhor atendê-los.
Como exemplo, identificaram o Consumidor Agnóstico, com perfil bastante informado, que se utiliza dos recursos ao seu alcance para a tomada de decisão da compra. Ele busca ponderar o custo-benefício, não se prendendo a marcas ou valores. Este consumidor aprecia produtos de qualidade e sentem satisfação pela sensação de economia. Já os Compradores de Tempo estão dispostos a terceirizar diversas atividades do seu cotidiano em prol de ter mais tempo livre. Adeptos de alimentos pré-prontos e refeições práticas, entretenimento rápido, compras online, e programam suas agendas com gaps curtos entre os compromissos. Tem também os Desafiadores da idade – a longevidade da população afetou diretamente no perfil dos consumidores e a melhor idade passou a ter uma participação mais ativa no mercado e cada vez mais inseridos no mundo digital. Neste contexto, surgem oportunidades nas áreas de turismo e serviços.
O relatório traz ainda os Transformadores, os Multigeneros, a Alimentação Verde, o Consumidor Conectado e os Controladores, entre outros. Claro que todo esforço de categorização de comportamentos corre sério risco de ser reducionista. E também não somos tão encaixados em perfis tão delimitados, porque trazemos características de outros grupos. Mas deixo a dica para leitura, porque pode nos dar um olhar inteligente sobre como entender o cenário.
Para ter acesso ao relatório na íntegra, é só seguir este link – http://go.euromonitor.com/consumer-trends-2016.html – e preencher um breve cadastro. E, claro, depois deixar seu recado aqui sobre como este material pode ter ajudado no seu trabalho.
* O Euromonitor International é um fornecedor líder mundial de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado. Tem mais de 40 anos de experiência na publicação de relatórios do mercado internacional, livros de referência de negócios e bancos de dados on-line sobre os mercados de consumo. Conheça mais aqui: http://www.euromonitor.com
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país