06 de agosto de 2017

Global Agenda Councils aponta tendências em tecnologia

A tecnologia está em constante evolução e acompanhar todas essas mudanças pode ser um desafio para qualquer pessoa. Produtos feitos em impressoras 3D já são uma realidade, e já temos as promessas de celulares implantáveis e profissionais sendo substituídos por robôs.

Essas são algumas das previsões para o futuro apontadas em um estudo recente feito pela Global Agenda Councils, ligado ao Fórum Econômico Mundial. Na pesquisa, foram levantadas 21 tendências da tecnologia e mais de 800 pesquisadores e executivos de tecnologia da informação e comunicação foram ouvidos.

A ideia é uma só: melhorar a qualidade de vida e facilitar as atividades do dia-a-dia em diversos aspectos. Confira a lista novidades da tecnologia que estarão à disposição para as próximas gerações:

 

1) IMPRESSORAS 3D

As impressoras 3D estão se popularizando e já deixaram de ser uma novidade. Com a ferramenta, é possível criar qualquer produto com facilidade, apenas baixando um modelo de design virtual e fazendo modificações, se necessário. Depois, basta enviar o arquivo para ser impresso, tão prático como imprimir uma foto em uma impressora qualquer. O aparelho já está mais acessível e pode ser encontrado em diversos modelos na internet, com preços que variam entre R$ 2 mil e quase R$ 60 mil.

tendenciastech1

 

2) CARROS AUTÔNOMOS 

Imagina só entrar no carro e poder dormir mais um pouquinho no trajeto até o trabalho? Isso é possível, claro, quando você está no banco do carona com outra pessoa ao volante, certo? Mas e se você for o único ocupante do veículo e puder tirar um ‘cochilo’ enquanto ele te leva sozinho? Isso será possível em pouco tempo, graças a uma das tecnologias mais promissoras da atualidade: os carros autônomos. Os veículos começaram a ganhar investimentos há cerca de 10 anos e são vistos como uma grande promessa. Ainda não é possível encontrar um veículo totalmente autônomo, mas diversas montadoras já testam a novidade, que já é aplicada parcialmente, como é o caso da frenagem automática.

tendenciastech2 

 

3) REALIDADE VIRTUAL

Há tempos já escutamos falar em realidade virtual e, apesar de estarmos cada vez mais próximas dela, ainda existem muitas dúvidas a respeito. Contextualizando, a realidade nada mais é do que uma tecnologia de interface que ‘engana’ os sentidos por meio de um ambiente virtual, com efeitos visuais, sonoros e, em alguns casos, até táteis. Várias empresas já investem em aparelhos que prometem expandir a noção de realidade. A samsung, por exemplo, já colocou no mercado um dispositivo semelhante a uma máscara. O Gear VR tem um sensor de proximidade e custa aproximadamente R$ 700.

 

 

4) EDIÇÃO DE GENES HUMANOS 

Descoberta recentemente, a CRISPR é uma tecnologia de edição de genoma que permite identificar genes de interesse no DNA de qualquer espécie e, assim, modificá-lo, de acordo com as necessidades. De forma simples, se uma pessoa tem algum tipo de doença, proveniente de uma mutação, essa ferramenta permite que seja feita uma correção.

 

5) ROUPAS INTELIGENTES

Imagina só poder publicar no Facebook e Twitter através da sua camiseta ou então carregar o smartphone no bolso da calça? Isso já é realidade com as T-shirts OS e a calça #Hello. A camiseta tem 1,24 pixels em um espaço de 32 x 32 e permite que a pessoa controle alterações de formato e coloração, além de possuir uma microcâmera e um microfone, com acelerômetro e até alto-falantes. A calça, da empresa americana Joe’s só necessita de um pequeno cabo USB para realizar a transmissão de energia e já está disponível para venda.

tendenciastech5

 

6) SPECTACLES – ÓCULOS QUE FILMAM 

Uma novidade para os usuários do Snapchat também promete facilitar a vida de quem não consegue “desgrudar” da rede social. Imagina só um óculos de sol que pode filmar, fotografar e ainda postar todos os registros do aplicativo automaticamente? A ideia do Spectacles, como é chamado, é oferecer uma experiência diferente com registros parecidos com o da visão humana. O valor no mercado é de aproximadamente US$ 130.

 

7) CROWDFUNDING – ARRECADAÇÃO DE VALORES

Outra novidade da tecnologia que já ganhou adeptos de todo mundo é crowndfunding, uma espécie de financiamento para arrecadar capital para iniciativos de interesse coletivo. A ferramenta é usada para qualquer tipo de mercado, seja cultural, de saúde, tecnologia ou industrial e serve também para empreendedores que precisam levar um capital alto.

 

8) INTERNET DAS COISAS – EQUIPAMENTOS LIGADOS À INTERNET

Uma das tendências inovadoras que tem revolucionado o mercado mundialmente e promete se expandir ainda mais nos próximos anos é a conectividade entre os elementos que fazem parte do cotidiano da população. Um dos exemplos mais comuns são as Smart TVs. A ideia é unir o mundo físico e digital através de dispositivos que se comuniquem com outros, como é o caso de eletrodomésticos e até roupas, por exemplo, conectados à internet.

tendenciastech8

 

9) COMPUTAÇÃO EM NUVEM 

Armazenar arquivos no próprio computador, pen drive ou hd externo já deixou de ser a preferência da maioria e agora a nova moda é a computação em nuvem, onde é possível guardar tudo o que quiser em servidores e acessar por meio da internet. Além de tudo ficar disponível de maneira mais prática, o usuário também não corre o risco de perder todas as informações quando o HD parar de funcionar. Atualmente, é possível fazer o armazenamento no OneDrive, da Microsoft, iCloud, da Apple e o Google Drive, um dos mais populares.

 

10) DRONES

Uma ferramenta poderosa em diversas áreas tem sido o drone, que é um veículo aéreo não tripulado (VANT), conhecido também como veículo aéreo remotamente pilotado (VARP) e não precisa de piloto para guiá-lo. O aparelho já tem sido bastante usado, principalmente por fotógrafos e cinegrafistas como suporte para as câmeras.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR: