Este blog
Querido internauta,
Dou início ao blog Vetor Cultural. Ele vai tratar de cultura: filmes, discos, livros, música, programas de televisão e rádio e internet, serviços de streaming, espetáculos de dança, moda e teatro, concertos, shows e exposições. Vai também dar dicas de cultura e apresentar playlists e transmissões musicais, com programas que não seriam aceitos na mainstream ou mesmo em outras emissoras digitais de rádio.
Mas este não é apenas um espaço de variedades. Na realidade, desejo analisar a cultura e a política cultural, a cultura e as grandes aquisições das corporações de entretenimento como um fenômeno do mercado de massa. As obras de arte e afins não deixam de ser produtos de consumo. Na Era da Informação e do consumismo cultural exacerbado, nada escapa do esquema de produção, distribuição e recepção.
Mas isso não quer dizer que, por causa do fator de mercado, os produtos culturais e artísticos devam ser reduzidos a meros fetiches. A força deles provém da inserção no sistema, e seu valor pode ser medido pela maneira com que podem inovar e subverter os hábitos dentro de esquemas redundantes. O ponto de partida de todo o produto artístico é o mercado, mas o seu vetor inclui você. Cabe a você (a mim, a todos) reprocessar o material e transformá-lo em um valor de uso criativo e inaudito.
Espero que você curta!
Destaques
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
- Conselho Deliberativo da Aberje elege duas novas integrantes
ARTIGOS E COLUNAS
Ricardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantãoLucas Bosco Tecnologias humanas