Este blog
Querido internauta,
Dou início ao blog Vetor Cultural. Ele vai tratar de cultura: filmes, discos, livros, música, programas de televisão e rádio e internet, serviços de streaming, espetáculos de dança, moda e teatro, concertos, shows e exposições. Vai também dar dicas de cultura e apresentar playlists e transmissões musicais, com programas que não seriam aceitos na mainstream ou mesmo em outras emissoras digitais de rádio.
Mas este não é apenas um espaço de variedades. Na realidade, desejo analisar a cultura e a política cultural, a cultura e as grandes aquisições das corporações de entretenimento como um fenômeno do mercado de massa. As obras de arte e afins não deixam de ser produtos de consumo. Na Era da Informação e do consumismo cultural exacerbado, nada escapa do esquema de produção, distribuição e recepção.
Mas isso não quer dizer que, por causa do fator de mercado, os produtos culturais e artísticos devam ser reduzidos a meros fetiches. A força deles provém da inserção no sistema, e seu valor pode ser medido pela maneira com que podem inovar e subverter os hábitos dentro de esquemas redundantes. O ponto de partida de todo o produto artístico é o mercado, mas o seu vetor inclui você. Cabe a você (a mim, a todos) reprocessar o material e transformá-lo em um valor de uso criativo e inaudito.
Espero que você curta!
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados