3º Encontro Aberje Paraná debate a Gestão de Crises nas empresas
Rosângela Florczak, diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul, alerta para a importância de atitudes organizacionais voltadas mais à prevenção e menos à contenção de crises
O que vamos fazer com as lições da crise no pós-pandemia? Que legado vamos deixar para as próximas gerações? Para debater essas e outras questões, o Capítulo Aberje Paraná recebeu uma convidada especial em seu terceiro encontro, realizado no formato online dia 3 de junho, a mestre em Comunicação Rosângela Florczak. Na ocasião, a professora de graduação e pós-graduação da ESPM e diretora do Capítulo Aberje RS dividiu suas experiências sobre “Gestão de Crises” com representantes da Comunicação Corporativa de várias empresas do país.
Ao abrir os trabalhos, a diretora do Capítulo Aberje Paraná, Carmem Murara, comentou que o tema escolhido é propício neste que seria um segundo momento da pandemia, ou seja, como fazer o gerenciamento de tudo isso e promover um amadurecimento forçado da área e do tema dentro das organizações.
De 2015 para cá, vem ganhando espaço a visão que integra novos processos e se conecta com diferentes áreas da empresa. “A comunicação assume um lugar relevante na promoção de uma cultura do cuidado e está presente antes, durante e depois dos eventos críticos que escapam do planejamento das organizações”, acentuou. “É preciso exercitar uma visão processual das crises integrando gestão e comunicação olhando para todos os momentos que envolvem o processo de gestão de crise, que não é gerenciamento a contenção”, defendeu, acrescentando que o maior desafio para os profissionais de comunicação é aprender a comunicação do risco, a preventiva. “Se ficarmos apenas apagando incêndios, vamos nos desgastar muito e gerar pouco aprendizado para a organização”, alertou.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país