12 recomendações da Global Alliance para uma comunicação responsável durante a Covid-19
Traduzido do comunicado no site da Global Alliance.
Dando continuidade às iniciativas empreendidas pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, iniciada com a mensagem enviada por nosso presidente, Justin Green, sobre seguir as recomendações da OMS e as informações oficiais para combater a Covid-19, os membros do conselho, representando 280 mil profissionais e acadêmicos de 126 países, decidiram cooperar mais uma vez para redigir 12 mensagens que devem orientar as comunicações sobre a pandemia.
O objetivo dessa iniciativa é lembrar os governos, empresas, organizações e indivíduos de que a maneira como gerenciamos a comunicação é fundamental para moldar o sentimento do público, ajudar a superar essa crise global e, ao mesmo tempo, estarmos pronta para um futuro melhor. De acordo com o primeiro dos 16 princípios éticos que consideramos universais e fundamentais para a prática de relações públicas e gestão da comunicação, “trabalhamos no interesse público”, o que significa que nossa responsabilidade vai além de nossas próprias organizações.
Estes são os 12 pontos que a GA considera relevantes para fazer uma comunicação responsável sobre o coronavírus e seu impacto na coexistência social, na economia e, em geral, em todas as relações humanas.
1. Antes de se comunicar, pense no impacto de sua mensagem além da sua organização.
2. Não esconda o impacto da pandemia. Seja realista em suas comunicações, baseado em fatos.
3. Use linguagem simples e direta para minimizar a dramatização da situação.
4. Inclua esperança no espírito das comunicações.
5. Espalhe bons exemplos e práticas.
6. Identifique e legitime as emoções das pessoas.
7. Priorize as mensagens vindas de fontes oficiais.
8. Evite compartilhar notícias falsas. Seja crítico com as fontes de informação.
9. Não encha as redes com mensagens.
10. Não gaste tempo criticando a comunicação pública. Tente cooperar com ela para que melhore.
11. Apoie o trabalho da mídia, fornecendo informações precisas no momento certo.
12. O bom humor é um antídoto para a crise, desde que não seja leviano.
A Aberje é associada da Global Alliance e participa como membro do board da instituição.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país