Ypê discute sobre Integridade Empresarial em painel na Conferência Ethos 360° São Paulo
A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, marcou presença na Conferência Ethos 360° São Paulo, com um painel focado nos desafios do avanço da Integridade Empresarial no Brasil e da necessidade de ser transparente com o consumidor, seja B2B ou B2C, para a continuidade dos negócios. Com mediação de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, o Diretor Jurídico e Relações Institucionais da Ypê, Pedro Rubião, foi um dos painelistas, ao lado de Cristine Köhler Ganzenmüller, Diretora de Integridade Privada da CGU; e Valéria Café, Diretora Geral do IBGC.
“A conduta ética é fundamental, quando a gente traça a trajetória de uma empresa, e os caminhos escolhidos influenciam na perenidade do negócio, na continuidade da companhia. Hoje, o desafio é vencer a barreira do mito, de que é difícil fazer uma jornada de estabilização de governança. Nós estruturamos um programa de conformidade bastante robusto, que parte dos nossos valores de transparência e cuidado com o impacto que causamos em todos os níveis na sociedade. Plantamos uma semente em 2019 que continua dando frutos importantes, como a conquista, pela segunda vez consecutiva, do selo Pró-Ética 2022-2023, em favor da ética nos negócios e de combate à corrupção, sendo a única do setor de limpeza a conquistar a certificação”, comentou Pedro, durante a conversa, que aconteceu Pavilhão Bienal do Ibirapuera, na capital paulista.
“O tema de Integridade vem em constante evolução, o Pró-Ética é um exemplo deste crescimento. Um avanço muito significo é a gente trazer a pauta de Direitos Humanos para a Integridade. A lei anticorrupção é um outro marco muito importante. A Lei de licitações em contratos garante que as empresas tenham um programa de integridade em contratações de grandes vultos. Ações coletivas da CGU com o Pacto Global, Ethos e IBCG trazem uma evolução da Integridade”, afirmou Cristine, após perguntada sobre os desafios e avanços da agenda de transparência empresarial nos últimos anos.
Para Pedro, a importância de estar presente no evento, com estande e painel, está na consolidação e celebração da parceria com o Instituto Ethos. “Eles têm um papel fundamental na nossa estruturação de governança de conformidade, especialmente quando assinamos o primeiro ato público, em 2019, e o pacto contra a corrupção. Então, o evento é um momento de também posicionar a Ypê como uma grande empresa de capital fechado e familiar que tem a ética e a honestidade como valores e leva isso para fora, como forma de amplificar esse discurso, endossando nosso apoio ao movimento”, finalizou o executivo.
Este ano, a Conferência Ethos 360° São Paulo teve como tema central “Rumo a um Futuro Sustentável e Inclusivo”, reunindo líderes empresariais, representantes do setor público, acadêmicos e ativistas para discutir e promover práticas que possam transformar positivamente a sociedade e o meio ambiente. Durante os dois dias, o evento também contou com palestras e painéis de discussão sobre temas como mudanças climáticas, economia circular, responsabilidade corporativa e inovação social.
Destaques
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute a importância dos rankings e índices ESG para a reputação das empresas
- Dell associa-se à Aberje
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marca