Conheça a programação completa do Aberje Trends 2024
TRANSIÇÕES:
Contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a comunicação empresarial
*Programação em construção. Palestras e palestrantes sujeitos à alteração.
08h00 RECEPÇÃO E NETWORKING
09h00 ABERTURA
HAMILTON DOS SANTOS
Diretor-executivo da ABERJE
09h10 PALESTRA DE ABERTURA:
O QUE É UMA TENDÊNCIA E COMO TRABALHAR COM ELA?
RAFAEL SBARAI
Head de Produto do Cartola Express da Globo
09h30 ATRAÇÃO INTERNACIONAL:
TENDÊNCIAS NA GESTÃO DA REPUTAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS SOCIAIS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS
SHAHAR SILBERSHATZ
CEO da Caliber
10h00 MESA DE LIDERANÇA E ECONOMIA DA COMUNICAÇÃO
CEOS EM FOCO: COMUNICAÇÃO DE IMPACTO NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO
O perfil do “CEO Comunicador” é cada vez mais perseguido pelas lideranças. Mas afinal, quais são as características que forjam esse profissional? A humanização do cargo tem sido trabalhada por equipes de comunicação em todo o mundo aproximando, cada vez mais, os líderes das empresas de todos os funcionários. Mas, assim como vemos na relação das marcas com os consumidores, o que se exige hoje é o poder de influência nessa relação. Como os CEOs estão desenvolvendo esse lado? Como as áreas de comunicação estão intermediando essa relação?
MEDIAÇÃO: RAFAEL SBARAI
Head de Produto do Cartola Express da Globo
ANA SANCHES
CEO da Anglo American no Brasil
CLAUDIA MUCHALUAT
CEO da Intel Brasil
SILVIA PENNA
CEO da Uber Brasil
PEDRO ZANNONI
CEO da Lacoste
JEROME CADIER
CEO da LATAM Brasil
11h00 MESA MÍDIA, INFLUÊNCIA E CRISE
MÍDIA TRADICIONAL X MARKETING DE INFLUÊNCIA: OS LIMITES DA BATALHA PELA AUDIÊNCIA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIALAcompanhando as mudanças de gerações, a batalha pela audiência está sempre migrando para novos canais. Com a quantidade de mídias que surgem a cada ano, a atenção está dispersa. Nascem assim mais canais proprietários e novas ferramentas de busca. Acompanhando esta tendência, as equipes de comunicação são cada vez mais capazes de desempenhar funções que antes se destinavam às áreas de marketing nas grandes empresas. Quem é esse comunicador de hoje e como ele está trabalhando para influenciar as audiências das corporações?
MEDIADORA: KARINA MONACO
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da BASF América do Sul
RICARDO CASTELLANI
Gerente Sênior de Comunicação na Novo Nordisk Brasil
LEANDRO CONTI
Vice-Presidente de Global Corporate Affairs Hotmart
LEANDRO FREITAS
Diretor de Comunicação Corporativa na VIVO
12h00 ALMOÇO – INCLUSO
Durante o almoço, que será servido no salão principal, a jornalista Lara D’Avila conversa com o público do Aberje Trends. Será um momento de interação e conectividade sobre as pautas do evento.
14h00 MESA COMUNICAÇÃO INTERNA
O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA TRANSIÇÃO DE MÍDIAS E GERAÇÕESO desafio pela busca de atenção começa dentro das próprias empresas. Com a chegada das novas gerações ao mercado e os novos modais de trabalho, o engajamento dos funcionários e sua adesão à cultura organizacional nunca foram batalhas tão árduas para as áreas de comunicação interna. Quais estratégias estas áreas estão utilizando para promover essa aproximação?
MEDIAÇÃO: ELIZEO KARKOSKI
Sócio-Diretor Executivo na P3K Comunicação
DAVID GRINBERG
Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados
REJANE BRAZ
Gerente Executiva de Comunicação do Banco Bs2
FABRÍCIO BIONDO
VP de Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul
15h00 PALESTRA ESPECIAL:
FÁBIO MELLO
Empresário de Atletas e Ex-jogador de Futebol
15H15 MESA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS
FAKE NEWS X FACT CHECKING: A ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO NA ERA DA TRANSIÇÃO DAS MÍDIASTecnologias como inteligência artificial levantam uma série de questões sobre o que é real, o que é ético e até mesmo o que coloca profissões em risco. Essas novidades são rápidas e não esperam a adequação das legislações e nem dos profissionais que lidam com as mesmas. Por outro lado, essa enxurrada de novidades se apresenta como uma grande oportunidade para profissionais de public affairs e todas as outras áreas da comunicação. Como esses comunicadores estão lidando com este cenário de transição?
MEDIAÇÃO: SUELMA ROSA DOS SANTOS
Vice-presidente de Assuntos Corporativos da Pepsico para a América Latina
PÂMELA VAIANO
Sócia e Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco
ADRIANA MOUCHEREK
Diretora de Marketing, Comunicação, Trade e Inteligência de Dados na Ajinomoto do Brasil
FABIO RUA
Vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da General Motors América do Sul
16h15 TENDÊNCIAS NA CARREIRA DE COMUNICADORES: JORNALISMO DE INFLUÊNCIA
A jornalista Letícia Vidica traz reflexões e provocações sobre os novos rumos do jornalismo, que na era da transição mostra novos e vastos caminhos a serem explorados no empreendedorismo. E como ter esse olhar empreendedor na criação de conteúdo? Como fazer jornalismo nas redes sociais, tendo seu próprio canal, medindo sua audiência? Como usar a influência com responsabilidade, informação e propósito? Como usar a IA a favor do trabalho? Essas e outras questões serão exploradas numa palestra especial na programação do Aberje Trends.
LETÍCIA VIDICA
Apresentadora, Escritora e Colunista do Site Mina Bem Estar
16h30 MESA ESG PARA COMUNICADORES
GOVERNANÇA E CLIMA: COMO A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL PODE SE ENGAJAR EM TEMAS COMO O G20 E COP30
A reunião de cúpula do G20, a ser realizada no Rio em 2024 e a COP30, a ser realizada em Belém em 2025, colocam o Brasil mais uma vez em evidência quando o assunto é ESG. Os eventos abrem oportunidades de participação, engajamento e posicionamento ao setor empresarial. No entanto, exigem um planejamento de comunicação robusto para que as ações não sejam supérfluas ou soem como greenwashing. Como construir uma agenda corporativa e se posicionar como co-criadores de um novo panorama global?
MEDIADORA: BRUNA RIBEIRO
Coordenadora de Sustentabilidade Institucional na Suzano
LEANDRO PROVEDE
Gerente de Comunicação e Marca/ Brand & Communications Manager da Engie Brasil
PAULA CASTRO
Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer na América Latina e Parceria de Negócios de SSHE para Consumer Health
PEDRO TORRES
Diretor Global de Comunicação e Relações Institucionais na Gerdau
17h30 O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL – PAINEL OFERECIDO EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO FHC
KEYNOTE SPEAKER: ANA TONI
PHD, Secretária Nacional de Mudança do Clima
DEBATEDOR: SERGIO FAUSTO
Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso
DEBATEDOR: PAULO NASSAR
Diretor-presidente da ABERJE e Professor Titular da ECA-USP
MEDIAÇÃO: MALU WEBER
Vice-presidente de Comunicação da Bayer
18h00 ENCERRAMENTO E COQUETEL