Aberje Trends 6ª Edição
As grandes tendências da comunicação corporativa na era do metaverso
15 de junho | quarta-feira WARM UP | TENDÊNCIAS GLOBAIS DA COMUNICAÇÃO: O QUE FUNCIONA DENTRO E FORA DO BRASIL | Para esquentar o tema de tendências do Aberje Trends, iremos receber executivos de Portugal e Estados Unidos que apresentarão cases de comunicação corporativa destes países. Em seguida, será conduzido um debate para discutir o que é comum para o setor da comunicação internacional e o que esbarra em questões culturais e políticas de cada país.
AGENDA 10h ABERTURA
Hamilton dos Santos, Diretor-Geral da Aberje
10h10 ABERTURA APCE
Eduardo Guedes, Presidente da APCE
10h20 TENDÊNCIAS GLOBAIS DA COMUNICAÇÃO: O QUE FUNCIONA DENTRO E FORA DO BRASIL
Francisco Bosco, Ensaísta
Marina Willisch, Vice President of Public Affairs, Communications & ESG na General Motors South America
Juliana Calsa, Diretora de Comunicação da BRK Ambiental
Mediador: Marc Tawil, Instrutor Oficial do LinkedIn Learning
INSCREVA-SE12h ENCERRAMENTO
22 de junho | quarta-feira AGENDA 08h00 – 09h00 CREDENCIAMENTO E WELCOME-COFFEE
09h00 – 09h10 ABERTURA
Paulo Nassar, Professor titular da ECA-USP e Diretor-Presidente da Aberje
Hamilton dos Santos, Diretor-executivo da Aberje
09h10 – 09h50 PALESTRA ESPECIAL DE ABERTURA | MEGATENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
Pedro Doria, Jornalista, escritor e palestrante
09h50 - 11h10 MESA REDONDA DE CEOS | TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE NEGÓCIOS E O IMPACTO NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Daniela Ota, Country General Manager da Dior
Gustavo Werneck, CEO da Gerdau
Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil
Ana Karina Bortoni, CEO do Banco BMG
Mediador: Pedro Doria, Jornalista, escritor e palestrante
11h30 – 11h50 CONFERÊNCIA 1 | METAVERSO E O FUTURO DA COMUNICAÇÃO
Já é possível antever a coexistência de várias experiências de metaverso, de diferentes companhias. Pensando na aplicabilidade para o mundo da comunicação, a sessão analisa as abordagens dos principais competidores e explica seus desafios tecnológicos. Um espaço para abordar a Interoperabilidade dos metaversos e os melhores usos e oportunidades para marcas.
Thammy Marcato, Marcato, Transformation Architet, Advisory | Transformation
& Innovation Consulting KPMG11h50 – 12h10 CONFERÊNCIA 2 | ATRAÇÃO E FORMAÇÃO DE COMUNICADORES: TALENTOS VÃO EXIGIR FLEXIBILIZAÇÃO?
A aceleração do digital nos últimos dois anos alterou a dinâmica do trabalho e tornou ainda mais complexa a missão das empresas na atração e retenção de comunicadores. Discussões relacionadas à flexibilização dos modelos laborais e saúde mental se intensificam. Quais são os hard e soft skills mais valorizados nos talentos que atuam em um ambiente de alta imprevisibilidade? O que as empresas esperam desses profissionais nos próximos anos? O que os talentos esperam das empresas?
Gustavo Ramos, Diretor de Cultura, Comunicação Interna, Diversidade, Employee Experience e Employer Branding no iFood
12h10 – 12h30 CONFERÊNCIA 3 | O QUE NÃO É MEDIDO NÃO É GERENCIADO
A comunicação digital vive a era da abundância de dados. A crescente ubiquidade dessas informações e as infinitas maneiras pelas quais são coletadas levantam questões sobre segurança, privacidade e como extrair insights a fim de torná-los úteis para as pessoas. Além disso, prevalece a noção de que as decisões nas organizações são cada vez mais data driven. Quais são as ferramentas e métodos que as organizações estão usando para mensurar dados e municiar as áreas de comunicação?
Aline Almeida Magalhães, Head de Comunicação Institucional da Energisa
Bruna de Frias Rodriguez, Gerente da área de Experiência de Marca e Performance do Grupo Energisa
12h30 – 14h00 ALMOÇO (NÃO INCLUSO)
MESA 1 | A COMUNICAÇÃO INTERNA E O CONFLITO GERACIONAL: NOVOS COMUNICADORES PARA NOVAS PLATAFORMAS
Depois de dois anos de pandemia, muitas empresas voltam ao trabalho presencial. Esta retomada se dá em um novo mundo, com mudanças de ferramentas, espaços de trabalho e até pessoas. O ingresso de funcionários da geração Z se dá nesse contexto de nova realidade, na qual as culturas das empresas sofreram grandes mudanças. Quais são as tendências de comunicação para esse novo público nativo da era da ‘hipercomunicação’, da conectividade e da preocupação com diversidade e saúde mental?
14h00 – 14h20 Larissa Santos Battistini, Gerente de Comunicação Institucional da Bayer Brasil
14h20 – 14h40 Helena Alonso, Líder de Comunicação Corporativa para a Dow no Brasil
14h40 – 15h00 Viviane Duarte, CEO Plano Feminino
15h00 – 16h00 DEBATE
Mediador: Elizeo Karkoski, Sócio-Diretor na P3K Comunicação
16h00 - 16h30 INTERVALO
MESA 2 | RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NA ERA DAS MEGACRISES
Ano após ano o Brasil vive em diversas crises, muitas delas presentes em todo o mundo. Nesse contexto, falar em crise virou rotina. Mas como a comunicação das organizações no Brasil tem que se preparar para o auge da tensão num ano de eleições? Como as marcas precisam se precaver para se posicionar (ou não) perante públicos cada vez mais politizados e polarizados?
16h30 – 16h50 Bianca Minguci, Gerente de Contas da Nexis Solutions e especialista em soluções de monitoramento de mídia na LexisNexis
16h50 – 17h10 Raquel Ogando, Diretora Global de Comunicação e Reputação da BRF
17h10 – 17h30 Ricardo Castellani, Gerente de comunicação da Novo Nordisk
17h30 - 18h30 DEBATE
Mediadora: Adriana Fernandes, Repórter especial e colunista de economia do jornal O Estado de S.Paulo
INSCREVA-SE18h30 ENCERRAMENTO DO DIA
23 de junho | quinta-feira AGENDA 8h00 – 9h00 CREDENCIAMENTO E WELCOME-COFFEE
09h00 – 09h10 ABERTURA | RESUMO DO DIA ANTERIOR E BOAS-VINDAS
Hamilton dos Santos, Diretor-executivo da Aberje
09h30 – 10h30 PALESTRA ESPECIAL DE ABERTURA | WEB3, NFTS E O FUTURO DAS EMPRESAS EM UM MUNDO SEM COOKIES
A Web3, baseada em tecnologia blockchain descentralizada, é uma evolução que promete mudar a dinâmica da propriedade dos dados, da publicidade e da produção de conteúdo. Empresas já começaram a explorar possibilidades, como os tokens não fungíveis (NFTs), que permitem fornecer valor exclusivo aos usuários, como benefícios e entrada em eventos. Ao mesmo tempo, 2022 será o último ano para que as áreas de marketing digital usem cookies de terceiros em suas estratégias de comunicação, fazendo com que empresas invistam em conteúdo proprietário para construir suas audiências
Rafael Sbarai, Head de Produto e Operações do Cartola Express do Grupo Globo
11h00 – 12h00 POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES E AS NOVAS TENDÊNCIAS DO ATIVISMO
A grande oferta de informação existente nos tempos atuais, deixa as pessoas mais conectadas. Organizações de todos os segmentos ajustam seus discursos a novos públicos, cada vez mais exigentes e preparados para exercer diversas formas de ativismo. Num momento de crise econômica, polarização e ano eleitoral, como as marcas precisam se precaver para se posicionar (ou não) perante públicos cada vez mais politizados e polarizados?
Ana Fontes, Fundadora da RME- Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME
Cristiane Santos Blanch, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer
Hélio Muniz, Chief Communications Officer/ ESG da Via e diretor-presidente da Fundação Casas Bahia
Michel Blanco, Head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina
Mediadora: Fernanda Guimarães, Repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo
12h00 – 13h30 ALMOÇO (NÃO INCLUSO)
MESA 1 | GOVERNANÇA CORPORATIVA, DIVERSIDADE E TRANSPARÊNCIA
Na era das fakenews e do excesso de informação, a governança corporativa ganha maior relevância nas empresas. Em busca de transparência, questões como compliance, diversidade e inclusão chegaram para ficar. Como as áreas de comunicação têm se envolvido na divulgação dessa cultura de transparência dentro e fora das organizações?
13h30 – 13h50 Leandro Provedel, Gerente Corporativo de Comunicação e Marca da Engie Brasil
13h50 – 14h10 Roberta Kuruzu, Gerente Executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Ypê
14h10 – 14h30 Gabriela Blanchet, Presidente | CEO na IBDEE
14h30 – 15h30 DEBATE
Mediador: Wilson Barros, Sócio-diretor da agência Race Comunicação
15h30 – 16h00 INTERVALO
MESA 2 | MEMÓRIA EMPRESARIAL E MUNDO DIGITAL: COMO AS ORGANIZAÇÕES PRESERVAM SUA CULTURA NA ERA DAS MUDANÇAS
Preservar e perpetuar uma cultura organizacional nunca foi tarefa fácil. Mesmo que esse processo possa parecer orgânico, um momento de crise econômica, pandemia e digitalização oferece grandes desafios às empresas que viram a necessidade de se comunicar com todos os seus públicos de um jeito novo. Quais são os ensinamentos dessa época que podem apontar para uma tendência nos próximos anos?
16h00 – 16h20 Renata Spallicci, VP da Apsen Farmacêutica
16h20 – 16h40 Luiz Eduardo Serafim, Head de Marca & Comunicação e Líder de Inovação da 3M
16h40 – 17h00 Silvia Helena do Amaral, Gerente de Relações Governamentais e Comunicação Corporativa da Sylvamo Brasil
17h00 – 18h00 DEBATE
Mediadora: Rosana Miziara, Relações Institucionais do Museu da Pessoa
INSCREVA-SE18h00 ENCERRAMENTO
29 DE JUNHO | QUARTA-FEIRA AFTERWARDS | A ARTE COMO PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO |
A associação entre arte e comunicação remonta os primórdios da humanidade e da construção de um conceito de sociedade. Mas por mais antiga que seja essa relação, ela não deixa de ser uma tendência para o futuro de marcas que pretendem ligar suas imagens a iniciativas culturais que possam promover conteúdo. Neste painel digital, a Aberje reúne organizações e profissionais de comunicação para a apresentação de cases e um debate sobre as tendências da arte como plataforma de comunicação.
AGENDA 10:00 Abertura
Ana Gonçalves Magalhães, Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP)
Isabel Amorim, Superintendente executiva do Ecad
Mário Henrique Costa Mazzilli, Diretor Superintendente do Instituto CPFL
Debate
Mediador: Claudio Mattos Brito Filho, Gerente Geral no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
INSCREVA-SE12:00 Encerramento
30 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA AFTERWARDS | O ESPORTE COMO PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO|
Os esportes movimentam pessoas no mundo todo em torno de sua grande expressão cultural. Neste contexto, atletas, marcas e equipes têm influência direta sobre as vidas das pessoas, evidenciando o papel social do esporte. Em um ano de Copa do Mundo, a Aberje promove um painel para discutir como o esporte pode ser uma ferramenta de comunicação eficiente para organizações preocupadas com sua imagem e metas de ESG.
AGENDA 10:00 Abertura
David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados (McDonald’s) para a América Latina
Heloisa Rios, Sócia e CEO da Universidade do Futebol
Walter Junior, Presidente do Referência Futebol Clube
Mediador: Philipe Deschamps, Gerente de Cultura e Comunicação Corporativa da State Grid Brazil
INSCREVA-SE12:00 Encerramento
PATROCÍNIO
APOIO
MEDIA PARTNER
REALIZAÇÃO