Dossiê Inovação

A transformação acelerada imposta pela pandemia obrigou as corporações a renovarem suas narrativas e encararem mudanças disruptivas com soluções criativas

Revista CE Comunicação Empresarial 108 - 2021 - Ano 30

Para todos os detalhes da CE 108 clique aqui.

Ao olhar para o futuro, a entidade tem como protagonista o profissional de Comunicação, vetor de inovação nas corporações.

A tradicional publicação da Aberje, que em 2021 completou 30 anos, traz um dossiê sobre a comunicação corporativa como vetor da inovação. O comunicador é uma peça fundamental para a transformação do negócio e inovações que as organizações precisam passar para sobreviver no mercado. “A evolução tecnológica vem mudando a forma como a informação é produzida e compartilhada e como as corporações se relacionam com os stakeholders. Todas essas mudanças têm a comunicação como vetor”, salienta o diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos.

A seção Think Tank da revista traz oito executivos de comunicação do alto escalão, de diferentes setores produtivos, para falar sobre inovação em suas respectivas áreas de negócio.

A edição traz uma entrevista exclusiva com a escritora e futurista estadunidense Amy Webb, uma das mais prestigiadas e concorridas especialistas em sua área. A pesquisadora analisa o impacto tecnológico no mundo dos negócios e os principais desafios profissionais da comunicação corporativa.

Além disso, a edição ouviu executivos, influencers e especialistas do setor financeiro para revelar como a comunicação tem repensado o setor, com base na pesquisa Aberje A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil, realizada em parceria com a Associação Brasileira de entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

CARTA AO LEITOR

Há cerca de 25 anos, Clayton Christensen, professor da Harvard Business
School, se utilizou do termo “inovação disruptiva” para explicar como
o capitalismo funciona em ciclos e, a cada nova revolução industrial ou
tecnológica, destrói a anterior e toma seu mercado. A inovação, contudo,
não nasce apenas de exercício voluntário: ela também irrompe diante de
obstáculos que se interpõem ao longo do percurso, como ocorre desde
2020 com a pandemia de Covid-19. O cenário inédito obrigou a sociedade – e consequentemente o mercado – a repensar seu comportamento, procurar alternativas, se reinventar. Eis aí a inovação.

Porém, não foi apenas a epidemia que nos impôs esse redirecionamento. Há outras demandas contemporâneas, como os compromissos éticos, sociais e ambientais, que culminaram no ESG. Há a evolução tecnológica mudando a forma como a informação é produzida e compartilhada e como as corporações se relacionam com os stakeholders. Todas essas mudanças têm a comunicação como vetor. Muito além do velho conceito de “portadora de mensagens”, a comunicação é condição fundamental para que um ambiente de inovação prospere. Esta edição é dedicada à inovação: nas próximas páginas você lerá como as empresas têm refinado e redefinido seus propósitos para o futuro a partir das boas práticas de comunicação. Ouvimos dezenas de associados para entender os novos caminhos da liderança e do engajamento em tempos de novo normal.

Também fizemos uma apurada radiografia de como está sendo criada uma cultura de inovação dentro das empresas a partir dos hubs; entrevistamos a fundadora e CEO do Future Today Institute, Amy Webb, sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico no mundo dos negócios e destrinchamos a pesquisa inédita A Comunicação nos Mercados Financeiros e de Capitais no Brasil, realizada pela Aberje em parceria com a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Além disso, esta edição é muito especial por outra razão: estamos comemorando os 30 anos da revista Comunicação Empresarial. Criada em 1991, ela veio substituir a Revista Aberje com o objetivo de transcender a divulgação de notícias ligadas à Aberje e a seus associados e incorporar assuntos relevantes para o mercado de comunicação. Hoje nos orgulhamos de abordar os principais temas que influenciam as empresas e suas estratégias de comunicação. Esperamos que, ao lê-la, você sinta a mesma satisfação que tivemos ao produzi-la.

SUMÁRIO

Think Tank

  • Informação rima com educação (Thaís Moraes)
  • O nosso futuro depende do diálogo (Cristiana Xavier de Brito)
  • Um novo patamar para a comunicação (André Degasperi)
  • A grande inovação é a colaboração (Marina Spinola)
  • Compreender para melhor comunicar (Luciana Leite)
  • Mudar ou sumir (Matheus Lombardi)
  • Clareza é fundamental (Cristiane Santos)
  • Breve história da nova comunicação (Renata Petrocelli Bezerra Paes)

Dossiê Inovação

  • O próximo estágio da inovação
  • Hubs do amanhã
  • Liderar, engajar, inovar
  • Entrevista Amy Webb: “Comunicadores devem ser futuristas”

Mais

  • Comunicação como investimento
  • Estante: as melhores leituras da temporada de acordo com associados e professores da Escola Aberje e Comunicação
Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial 108 - 2021 - Ano 30
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin