Dossiê Inovação
A transformação acelerada imposta pela pandemia obrigou as corporações a renovarem suas narrativas e encararem mudanças disruptivas com soluções criativas
Revista CE Comunicação Empresarial 108 - 2021 - Ano 30
Para todos os detalhes da CE 108 clique aqui.
Ao olhar para o futuro, a entidade tem como protagonista o profissional de Comunicação, vetor de inovação nas corporações.
A tradicional publicação da Aberje, que em 2021 completou 30 anos, traz um dossiê sobre a comunicação corporativa como vetor da inovação. O comunicador é uma peça fundamental para a transformação do negócio e inovações que as organizações precisam passar para sobreviver no mercado. “A evolução tecnológica vem mudando a forma como a informação é produzida e compartilhada e como as corporações se relacionam com os stakeholders. Todas essas mudanças têm a comunicação como vetor”, salienta o diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos.
A seção Think Tank da revista traz oito executivos de comunicação do alto escalão, de diferentes setores produtivos, para falar sobre inovação em suas respectivas áreas de negócio.
A edição traz uma entrevista exclusiva com a escritora e futurista estadunidense Amy Webb, uma das mais prestigiadas e concorridas especialistas em sua área. A pesquisadora analisa o impacto tecnológico no mundo dos negócios e os principais desafios profissionais da comunicação corporativa.
Além disso, a edição ouviu executivos, influencers e especialistas do setor financeiro para revelar como a comunicação tem repensado o setor, com base na pesquisa Aberje A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil, realizada em parceria com a Associação Brasileira de entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
CARTA AO LEITOR
Há cerca de 25 anos, Clayton Christensen, professor da Harvard Business
School, se utilizou do termo “inovação disruptiva” para explicar como
o capitalismo funciona em ciclos e, a cada nova revolução industrial ou
tecnológica, destrói a anterior e toma seu mercado. A inovação, contudo,
não nasce apenas de exercício voluntário: ela também irrompe diante de
obstáculos que se interpõem ao longo do percurso, como ocorre desde
2020 com a pandemia de Covid-19. O cenário inédito obrigou a sociedade – e consequentemente o mercado – a repensar seu comportamento, procurar alternativas, se reinventar. Eis aí a inovação.
Porém, não foi apenas a epidemia que nos impôs esse redirecionamento. Há outras demandas contemporâneas, como os compromissos éticos, sociais e ambientais, que culminaram no ESG. Há a evolução tecnológica mudando a forma como a informação é produzida e compartilhada e como as corporações se relacionam com os stakeholders. Todas essas mudanças têm a comunicação como vetor. Muito além do velho conceito de “portadora de mensagens”, a comunicação é condição fundamental para que um ambiente de inovação prospere. Esta edição é dedicada à inovação: nas próximas páginas você lerá como as empresas têm refinado e redefinido seus propósitos para o futuro a partir das boas práticas de comunicação. Ouvimos dezenas de associados para entender os novos caminhos da liderança e do engajamento em tempos de novo normal.
Também fizemos uma apurada radiografia de como está sendo criada uma cultura de inovação dentro das empresas a partir dos hubs; entrevistamos a fundadora e CEO do Future Today Institute, Amy Webb, sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico no mundo dos negócios e destrinchamos a pesquisa inédita A Comunicação nos Mercados Financeiros e de Capitais no Brasil, realizada pela Aberje em parceria com a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
Além disso, esta edição é muito especial por outra razão: estamos comemorando os 30 anos da revista Comunicação Empresarial. Criada em 1991, ela veio substituir a Revista Aberje com o objetivo de transcender a divulgação de notícias ligadas à Aberje e a seus associados e incorporar assuntos relevantes para o mercado de comunicação. Hoje nos orgulhamos de abordar os principais temas que influenciam as empresas e suas estratégias de comunicação. Esperamos que, ao lê-la, você sinta a mesma satisfação que tivemos ao produzi-la.
SUMÁRIO
Think Tank
- Informação rima com educação (Thaís Moraes)
- O nosso futuro depende do diálogo (Cristiana Xavier de Brito)
- Um novo patamar para a comunicação (André Degasperi)
- A grande inovação é a colaboração (Marina Spinola)
- Compreender para melhor comunicar (Luciana Leite)
- Mudar ou sumir (Matheus Lombardi)
- Clareza é fundamental (Cristiane Santos)
- Breve história da nova comunicação (Renata Petrocelli Bezerra Paes)
Dossiê Inovação
- O próximo estágio da inovação
- Hubs do amanhã
- Liderar, engajar, inovar
- Entrevista Amy Webb: “Comunicadores devem ser futuristas”
Mais
- Comunicação como investimento
- Estante: as melhores leituras da temporada de acordo com associados e professores da Escola Aberje e Comunicação