Infodemia
A epidemia de informação que ameaça a saúde, desestabiliza a democracia e está transformando a comunicação
Revista CE Comunicação Empresarial ed. 106 - 2020 - Ano 29
“Não estamos apenas lutando contra uma epidemia; estamos lutando contra uma infodemia”, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na Conferência de Segurança de Munique em fevereiro de 2020. A edição 106 da Revista CE Comunicação Empresarial traz justamente como matéria de capa “Infodemia“, a epidemia de informação que ameaça a saúde, desestabiliza a democracia e está transformando a comunicação.
Os efeitos da pandemia atingiram em cheio a comunicação das empresas em suas várias frentes de atuação, deixando algumas lições. Na seção Think Tank, profissionais de diferentes setores do mercado contam os aprendizados da atual crise para o negócio e, principalmente, para a comunicação das organizações e instituições.
Com base na pesquisa realizada pela Aberje “Desafio da Covid-19 para a Comunicação Organizacional”, a edição também traz um dossiê sobre a pandemia e os principais impactos na comunicação corporativa. Exemplos nacionais e internacionais mostram como os comunicadores estão enfrentando a maior crise global dos últimos 100 anos. Além disso, traz uma entrevista com Adam Ellick, diretor do Departamento de Vídeos de Opinião do The New York Times, que dirigiu em 2018 a série “Operation InfeKtion”, um trabalho fundamental para quem quer entender a origem da guerra de desinformação.
Carta ao Leitor
Algumas pautas se impõem de forma avassaladora. O ano de 2020 trouxe desafios sociais, políticos, tecnológicos e empresariais que pareciam distantes até mesmo nas previsões mais pessimistas. Uma pandemia global paralisou o mundo, desestruturou mercados, ressignificou as relações humanas, transformou o mundo do trabalho, acelerou a digitalização corporativa e escancarou os efeitos nocivos da infodemia: uma superabundância de informações, com uma enxurrada de fake news e meias verdades, que confundem o cidadão e torna difícil saber em quem confiar.
Comunicar nesse ambiente de incertezas foi um grande desafio para as empresas. Nunca os comunicadores tiveram que dar tantas notícias difíceis, comunicar desligamentos em massa, informar sobre falências, notícias duras e, às vezes, contraditórias. Profissionais de Comunicação assumiram suas responsabilidades, participaram ativamente das tomadas de decisão, lideraram processos e implementaram estratégias delicadas. Líderes e CEOs reconheceram seu papel de comunicadores e foram para a praça pública dialogar diretamente com as pessoas. Tudo isso ressaltou ainda mais o papel estratégico e dialógico da Comunicação Corporativa – agora, cada vez mais, pensada e produzida em campo expandido.
Durante este período conturbado, a Aberje esteve ainda mais próxima de seus associados. Fortalecemos as atividades de benchmark, eventos e cursos online, reforçamos nossa atuação internacional e coletamos dados para a pesquisa Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional, sempre tentando atender às necessidades e demandas dos profissionais de Comunicação neste difícil período para todos nós.
Com reportagens, artigos assinados por especialistas de diversos setores e uma interessante entrevista com o diretor do Departamento de Vídeos de Opinião do NYT, esta edição da revista traz as realizações e conquistas da Comunicação Empresarial ao longo de 2020, discute o papel das empresas no enfrentamento da desinformação e ressalta a importância de um olhar antropológico nas empresas e nos negócios, com o bem-estar coletivo no centro do debate.
Sumário
THINK TANK
- Trabalho remoto é social, não isolado (Helena Kale)
- A Amazônia depende de todos nós (Karine Bueno)
- Empatia no mundo dos foodlovers (Luiz Gustavo Ramos)
- Transformação digital nos eventos (Ricardo Martin)
- Turismo em crise: inovar para sobreviver (Antonietta Varlese)
- Plástico, consumo e combate a covid-19 (Ana Laura Sivieri)
- O coletivo como prioridade (OmarRodrigues)
INFODEMIA: Uma epidemia de fake news embaralhou a política mundial, colocou em risco a saúde pública e ameaça seriamente os negócios. Saiba o que sua empresa tem a ver com isso e qual é o seu papel na solução desse desafio.
ENTREVISTA: “Empresas podem mudar políticas e influenciar a sociedade e os governos”, Adam Ellick, diretor do Departamento de Vídeos de Opinião do The New York Times
COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA
- Escritório digital: Em poucos dias, nove em cada dez empresas colocaram quase todos os funcionários para trabalhar de casa. Essenciais, a comunicação interna e a gestão de crise precisaram atualizar processos e adotar novas ferramentas e protocolos
- Comunicação ágil: A digitalização de serviços, produtos e processos é um dos legados da pandemia. Quem antes não queria investir em tecnologia se viu forçado a fazê-lo e em tempo recorde. As mudanças rápidas impostas pelo isolamento trouxeram à tona preocupações com a saúde mental dos funcionários
ESTANTE: Nove livros para entender a era da desinformação
Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial ed. 106 - 2020 - Ano 29