A Competência Vital
Dentro das organizações, a comunicação vem deixando de ser apenas instrumento para se transformar em cultura. E isso tem sido fundamental em temas como compliance, ética e inclusão
Revista CE Comunicação Empresarial 102 - Ano 28 - 2018
A 102ª edição da Revista CE Comunicaão Empresarial traz o dossiê competência vital. A revista da vez aborda como, nas organizações, a comunicação vem deixando de ser apenas instrumento para se transformar em cultura.
A seção de ensino traz dicas para além dos comunicadores. A revista apresenta uma entrevista com André Lahóz sobre a essência do jornalismo, seguida pelo especial que exalta a importância de se comunicar. A seção de governança e compliance comenta a reestruturação das práticas e precede a de inclusão, a qual incentiva participação de minorias nas organizações. O especial Prêmio Aberje apresenta destaques não só de 2017 mas como de toda história da premiação. A seção MBA Aberje fala sobre maior controlling na comunicação, enquanto a seção agências aborda o tema cocriação nas empresas. A seção de boas práticas finaliza a revista exaltando a transparência.
Carta ao leitor
É com muita satisfação que encerramos nesta edição a trilogia
iniciada no número 100 da CE, em 2017. Ali principiávamos o ciclo de comemorações dos 50 anos da Aberje, em uma edição especial que lançava um olhar para as últimas cinco décadas da comunicação empresarial no Brasil.
Na revista seguinte a CE pôs o foco sobre o futuro da comunicação, apresentando os caminhos e as tendências para os próximos anos em tópicos como mercado de trabalho, relações governamentais e fake news. Agora, na CE 102, exploramos uma perspectiva que foi escolhida como o tema do ano da Aberje para 2018: a Comunicação como cultura. Encarar a comunicação como uma cultura dentro das organizações, e não como uma mera ferramenta para distribuir mensagens, é um processo que de fato tem o poder de gerar sociedades melhores e mais abertas ao diálogo e à diversidade.
Nessa perspectiva, as organizações são capazes de efetivamente implementar programas de compliance e inclusão, temas que são explorados nas duas reportagens especiais de capa. Ao fomentar a reflexão sobre o enunciado, o objetivo é fazer também com que a comunicação deixe comunicar-se para gerar uma sociedade melhor de ser mera função e se transforme em uma competência dentro das organizações.
Ao longo dessas cinco décadas temos nos empenhado em disseminar a cultura da comunicação com ações que efetivam a Aberje como um think tank de referência global e se refletem no alinhamento com entidades que defendem valores semelhantes aos nossos. Neste ano, a atuação internacional já incluiu a participação na 21ª International Public Relations Research Conference (IPRRC), que reúne profissionais e pesquisadores de Relações Públicas de diversos países e da qual a Aberje é uma das patrocinadoras. A cada edição da conferência é entregue o International Aberje Award, prêmio que reconhece estudos acadêmicos de Comunicação em organizações centradas na América do Sul.
Também estamos presentes na Arthur W. Page Society, associação criada para reunir executivos de ponta em todo o globo. A Aberje tem participação influente no prestigioso World PR Forum, organizado pela Global Alliance e da qual nosso corpo diretivo é representante da América Latina. A atuação de Marcelo Behar, diretor de Comunicação da Natura, como um dos palestrantes no mais recente Fórum, realizado em abril na Noruega, teve interlocução direta da Aberje e mostra o esforço da associação em dar visibilidade aos profissionais brasileiros.
A Aberje é ainda uma das criadoras da Fundacom, instituição que reúne as associações de comunicação ibero-americanas. Tanto promovemos o Prêmio Fundacom no Brasil como ajudamos a organizar o Cibecom, evento bienal de comunicação estratégica ibero-americana.
Em solo nacional, estamos dando um grande passo com a criação da
Escola Aberje de Comunicação, que chega com o intuito de oferecer cursos e seminários para profissionais de todas as áreas das empresas. A iniciativa visa não apenas a ampliar a oferta de expertise, mas faz parte da ideia de disseminar a comunicação como cultura organizacional. Em suma, podemos afirmar orgulhosamente que 2018 está sendo um grande ano.
Por fim, queremos convidar você a passear pelo nosso especial com o melhor do Prêmio Aberje, que traz uma laboriosa galeria de retratos. É um prazer tê-lo conosco mais uma vez.
Sumário
ENSINO
Para além dos comunicadores
ENTREVISTA
“A essência do bom jornalismo é imutável”, com André Lahóz
ESPECIAL
A única saída é se comunicar
GOVERNANÇA E COMPLIANCE
Tudo se ilumina
INCLUSÃO
O sol é para todos
ESPECIAL PRÊMIO ABERJE
A festa dentro da festa
MBA ABERJE
Mais Controlling na Comunicação
AGÊNCIAS
Todos juntos vamos
BOAS PRÁTICAS
A casa é sua
Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial 102 - Ano 28 - 2018